Acadêmicos produzem conteúdo jornalístico para FM Educativa UCDB

19/05/2020 - 9:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Acadêmica de Jornalismo da UCDB, Carine Ferrari

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) estão produzindo de forma remota conteúdo jornalístico para a FM Educativa UCDB. As atividades fazem parte da disciplina Estágio Supervisionado 1 do curso, ministrada pelo professor Oswaldo Ribeiro.

“Com a pandemia do novo coronavírus, o que nos levou a atividades remotas, pensamos em uma saída para que os estudantes de jornalismo pudessem cumprir a disciplina de estágio supervisionado. Eles produzem textos, passam para os jornalistas responsáveis pela rádio aprovarem, gravam o áudio e enviam para ser publicado na programação. Conseguimos esse espaço para que o aluno fizesse de forma remota e cumprisse com as atividades da disciplina, oferecendo prestação de serviço para as pessoas a partir de home office”, explica o professor Oswaldo.

São oito boletins espalhados pela programação diária (8h30, 9h30, 10h30, 11h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30). “É uma turma grande de estagiários. Já chegaram com uma carga boa de conhecimento adquirida no curso. São proativos, colaboram bastante para o trabalho jornalístico da emissora. Sempre cumprem suas tarefas, são muito antenados e ligados no que acontece. Estão sempre à disposição. Nós definimos uma linha editorial e os estagiários são livres para buscar as pautas para os boletins. A tecnologia facilita muito nossa rotina. Nossa comunicação é constante via WhatsApp, tudo é feito por meio do aplicativo”, destaca o jornalista Michael Franco, que também supervisiona os textos.

Para a acadêmica do 7º semestre, Carine Ferrari, a experiência é totalmente diferente. “Estou acostumada a fazer estágio presencial e ter contato direto com pessoas, mas está sendo interessante essa forma que encontramos para cumprir os horários do estágio. Os nossos supervisores estão sempre bem ‘presentes’, nos ensinando e dando dicas de como melhorar na produção dos boletins e na hora da gravação do áudio”, conta Carine. A acadêmica do 7º semestre, Aline Ferreira, observa que “Mesmo sendo a distância, continua sendo bem interessante o estágio, já que podemos treinar o nosso texto e a dicção”.