Acadêmicos do curso de Farmácia participam de capacitação de primeiros socorros

02/07/2021 - 7:15 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do nono semestre do curso de Farmácia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram ontem (1º) de capacitação sobre os procedimentos de atendimento de primeiros socorros, visando à preservação da vida e a integridade da vítima até a chegada de serviço especializado.

Os acadêmicos escutaram atentamente as explicações da acadêmica de Enfermagem, Gabrielli de Almeida Rodrigues, e da professora de Enfermagem, Ursulla Vilella Andrade sobre técnicas de observação de sinais vitais, como condutas nas situações de primeiros socorros em casos de parada cardiorrespiratórias, vertigens, corpos estranhos no organismo, hemorragias, choque hipovolêmico, ou ainda quando a pessoa está com sangramento pelo nariz. “Ao invés do que muitos pensam em deixar a cabeça inclinada para trás, o correto é abaixar a cabeça, comprimir a narina por alguns minutos”, explicou a professora Ursulla. 

“Capacitação como essa representa para o futuro profissional da saúde uma oportunidade de aprendizagem para sua atuação em situações de urgência e emergência”, explica a coordenadora do curso de Farmácia da Católica, professora Marla Ribeiro.

Outras situações como queimaduras, casos de desmaio e crises convulsivas também foram destacadas. Ao final, os alunos também viram na prática procedimentos corretos na hora de auxiliar em um resgate, como colocar um colar cervical, imobilizar a cabeça e demais cuidados com a vítima. Mais informações sobre cursos de graduação da UCDB pelo telefone (67) 3312-3300.