Acadêmicos de Filosofia participam de visita técnica à Paróquia Universitária

19/08/2019 - 15:00 - Graduação

Fonte: Carine Ferrari

Paróquia Universitária São João Bosco é localizada no campus Tamandaré

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Como parte da disciplina “Estética filosófica”, ministrada pelo professor José Sarmento, acadêmicos do segundo semestre do curso de filosofia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram de uma visita técnica à Paróquia Universitária São João Bosco, localizada no campus Tamandaré.

Segundo o docente, a atividade foi proposta pois o conteúdo traz a percepção em relação ao mundo, a necessidade de compreender a visão do outro e analisar o entorno a partir de fundamentos estéticos filosóficos.  “A filosofia está no nosso dia a dia, ela atravessa nossa vida, sentimentos e percepções. A pergunta e a dúvida, são válvulas propulsoras para as inquietações filosóficas”, complementou o docente.

Um dos acadêmicos que participou da visita foi Hudson Campos. De acordo com o discente, a experiência o surpreendeu. “Foi sensacional. Permitir se abrir e entrar em contato com o desejo de expressão do autor das artes, possibilita deixar sua ótica e enxergar as coisas com outros olhos. É necessário ser flexível para entender que a opinião do outro, muitas vezes, será diferente da minha, mas não menos importante, isto varia devido ao seu contexto cultural”, comentou o estudante.

Hudson, ainda reforçou o quanto uma obra de arte pode te fazer pensar e citou que a percepção das pessoas diante de uma mesma tela, gravura ou escultura, pode ser diferente. “Nem sempre o que é belo para mim, servirá de parâmetro para o que é belo para o outro. O que me faz sentir prazer, pode fazer com que o outro sinta desgosto. O artista sempre espera uma reação dos expectadores, seja ela de aprovação ou reprovação, mas que eles reajam a sua obra”, concluiu o acadêmico.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.