Acadêmicos de Farmácia participam de palestra sobre modelagem molecular de proteínas

24/05/2018 - 15:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Professor Dr. Marcos Serrou do Amaral. ministrou palestra no laboratório de informática

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Modelagem Molecular de Proteínas” foi tema da palestra voltada para Acadêmicos do 5º semestre do curso de Farmácia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). No laboratório de informática, o assunto foi abordado pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Marcos Serrou do Amaral.

De acordo com o docente por meio da bioinformática, ou seja, um software instalado em um computador, é possível alterar a estrutura de uma proteína utilizada na fabricação de um medicamento, com o intuito de diminuir possíveis efeitos colaterais.

Como o exemplo, Marcos citou o Tamoxifeno — um medicamento utilizado para o combate de câncer de mama que, em algumas pessoas, causa reações adversas do organismo como erupção cutânea, intolerância gastrintestinal, inflamação do tumor e tontura.  Segundo o professor, a partir do uso software é possível fazer modificações na estrutura desse fármaco e reduzir as possíveis consequências do uso.

“A ideia é fazer a modelagem molecular para aperfeiçoar a eficácia do produto e fazer com que ele funcione bem em todas as pessoas. O Tamoxifeno é apenas um exemplo, podemos avançar no aprimoramento de vários outros medicamentos e simplificar a vida de muita gente”, esclareceu Marcos.

A palestra foi uma das atividades realizadas dentro da disciplina “Síntese de Fármaco” ministrada pela professora da Católica Lilliam May Grespam Estodutto. Para obter mais informações sobre o curso de Farmácia da UCDB, entre em contato com a coordenação da graduação por meio do número (67) 3312-3452.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.