Acadêmicos de Enfermagem da UCDB atuam em várias unidades de saúde no combate ao covid19

13/10/2020 - 10:06 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do último semestre do curso de Enfermagem da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) estão, desde julho, atuando em diversas unidades de saúde de Campo Grande para combater o novo coronavírus, que já matou mais de 1,4 mil sul-mato-grossenses nesses sete meses de pandemia.

“Os acadêmicos contribuíram nos atendimentos nas unidades básicas de saúde dando suporte aos enfermeiros e equipe de saúde em serviços como: triagem, acolhimento, consulta de enfermagem, coleta de preventivo, educação em saúde, entre outros”, explica a professora Kely Vilena.

O acadêmico de Enfermagem, Renan Sales, conta que além dos atendimentos, são repassadas orientações sobre cuidados pessoais, a importância do uso correto da máscara e a responsabilidade social que o indivíduo positivo tem em se cuidar e se isolar para evitar o contágio de novos pacientes. “Nós participamos desde a triagem a coleta de material laboratorial. Realizamos o teste rápido e o RT PCT [Swab Nasal]. Durante o estágio também fizemos parte da Vigilância Sanitária, onde em tempo real no Sistema Nacional de Saúde dávamos entrada de todos os pacientes que realizaram qualquer um dos exames ou consulta médica”. 

A responsável pela disciplina Estágio Supervisionado Hospitalar, professora Karine Costa, ressalta que a UCDB foi homenageada pela Secretaria Municipal de Saúde pelo estágio dos acadêmicos. “Ficamos muito orgulhosas  e emocionadas pela coragem, autonomia e dedicação de nossos acadêmicos. Enfrentaram com disposição os desafios diários da pandemia. Com certeza uma experiência única na formação profissional, pois atuaram em situação de crise, stress extremo, solidariedade e ajuda ao próximo no estilo salesiano de ser. Muito orgulho para todo o corpo docente da Instituição”, celebra a professora. 

Os acadêmicos ajudaram em barreiras sanitárias, polo covid, nos centros de terapia intensiva do Hospital Regional, no Hospital São Julião e também no treinamento de colaboradores no plano de biossegurança da Católica.