Acadêmicos de Direito promovem tribunal de argumentação

26/03/2018 - 7:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Acadêmicos participam do Tribunal de Argumentação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do 3º semestre do curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) apresentaram, na quinta-feira (22), o tribunal de argumentação com o tema “PEC da Unificação das Polícias”, no período da manhã, e “Possibilidade de autoridade policial de fechar delações premiadas”, no período noturno, na recepção dos calouros. O evento é organizado pelos integrantes do Diretório Acadêmico Clóvis Bevilácqua (Daclobe).

As composições dos participantes que integraram estes tribunais foram escolhidas a partir das apresentações realizadas no semestre passado, da qual foram escolhidos os melhores alunos. O júri foi escolhido por sorteio na hora do evento, entre os acadêmicos do 1º semestre, levando mais um desafio como promotores e defensores, em discursar e ao mesmo tempo de uma forma que os calouros pudessem entender. Cada lado teve direito a sete recusas no sorteio do júri, sendo também um processo de avaliação dos estudantes.

“Cada tema tem sempre uma escolha de júri mais favorável”, esclareceu Arthur Vasques, presidente do Daclobe e aluno do 7º semestre. “O evento é a oportunidade que os acadêmicos veteranos têm de discutirem uma questão jurídica com regras pré-estabelecidas, apresentando assim o curso de Direito aos novos acadêmicos.”

Acadêmicos defensores e promotores foram muito preparados para o momento e deram argumentos inteligentes e estudados, representando tudo aquilo que aprenderam durante os primeiros semestres de curso. Enquanto a promotoria declarava que a união das polícias militar e civil seriam "um grande tiro no escuro" e que, baseando-se nas reações da população quando um bandido era fatalmente ferido por um policial, seria também uma atitude absurda. A defesa alegou que a segurança que temos agora para a população não está funcionando, baseando-se nas estatísticas de mortes somente desse ano, e que não devíamos apoiar o que está claramente dando errado e negar o que poderia dar certo.

Os calouros que assistiram nesta edição serão os próximos a participar do Tribunal de Argumentação quando estiverem no 2º semestre e os melhores serão escolhidos para o Tribunal de Recepção do ano que vem.

 

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes