Acadêmicos de Ciências Biológicas participam de curso de Taxidermia

17/02/2020 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei e Marina Romualdo

Acadêmicos que participaram do curso junto com os policiais militares ambientais responsáveis pela capacitação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, na última semana, de um curso de Taxidermia ministrado pela Polícia Militar Ambiental (PMA). A técnica, ensinada para os alunos pelo subtenente Cleiton Lima, trata-se de um método para evitar a decomposição de animais mortos e conservá-los intactos, preservando as características de cada espécie de modo que elas possam ser expostas para o público em espaços como um museu.

Durante o curso, realizado entre os dias 10 e 14 deste mês, além de ensinar o método em si, Cleiton também esclareceu aos acadêmicos de que maneira a taxidermia é utilizada pela PMA. “Fazemos o procedimento em animais que foram atropelados ou que morreram no próprio Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS). Cada espécime taxidermizado é usado como uma maneira de conscientizar a população em relação a importância de não caçar e preservar o meio ambiente, por meio do projeto Florestinha”, pontuou o ministrante.

A capacitação foi organizada pelo coordenador do curso de Ciências Biológicas, Ricardo Martins. Segundo o docente este tipo de conhecimento é importante para a formação acadêmica: “É uma oportunidade de eles verem de perto a anatomia animal, tanto óssea quanto de musculatura. Além disso, os alunos conseguem compreender a relevância desse trabalho para fomentar o cuidado com o meio ambiente e conscientizar as pessoas em relação ao impacto provocado no ecossistema quando não há mais determinadas espécies na natureza”, pontuou Ricardo.

Para obter mais informações sobre o curso de Ciências Biológicas da UCDB entre em contato por meio do número (67) 3312-3468.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna