Acadêmicos da UCDB ofereceram atendimento gratuito à população no Dia Mundial da Saúde

08/04/2019 - 13:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei e Marina Romualdo

Auriculoterapia foi uma das técnicas apresentadas aos visitantes do shopping pelo curso de Biomedicina

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, na última quinta-feira (4), os acadêmicos e docentes de sete cursos de graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) ofereceram atendimentos gratuitos à toda família, no shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. Na data, vários estandes foram montados no espaço e a população teve acesso a serviços diferentes.

Na área de Enfermagem, os alunos passaram orientações sobre o autismo e, ao aferirem a pressão arterial, conscientizaram as pessoas a respeito da hipertensão. Alimentação saudável foi outro assunto que esteve em pauta durante a ação por meio do curso de Nutrição. Os futuros profissionais calcularam o Índice de Massa Corporal (IMC), tanto de crianças quanto de adultos, e passaram informações sobre a importância de manter uma dieta equilibrada.

De acordo com coordenadora de Nutrição, Rosemarly Candil, o trabalho foi uma oportunidade de os alunos aplicarem a teoria que aprendem em sala de aula. “A vivência e o contato com a comunidade fez com que os alunos colocassem em prática seus conhecimentos e percebessem o quão importante é trabalhar com a humanização no atendimento, conseguiram entender também a relevância da tarefa multidisciplinar, para conhecer o indivíduo como um ser íntegro”, pontuou a docente.

Segundo Débora Cardozo Bonfim, coordenadora do curso de Enfermagem, além de poderem aplicar os conhecimentos adquiridos, o contato com a comunidade fez com que os alunos adquiram experiência. “Ao verem de perto as demandas trazidas pela população, os acadêmicos acabam exercitando a mente na resolução de problemas reais e isso é muito enriquecedor”, comentou Débora.

A relevância do exercício físico também foi enfatizada pelos acadêmicos da UCDB. O curso de Educação Física levou uma tenda lúdica com brincadeiras e atividades para crianças e, além disso, também promoveu uma aula de ginástica para os adultos e avaliação física.  Já na área de Fisioterapia, os alunos falaram sobre a saúde da mulher e fizeram um alerta ao público em relação aos cuidados com a postura.

De acordo com Rhianni Ribera de Oliveira, acadêmica do 5º semestre de Fisioterapia, quem visitou o estande pode passar por uma avaliação postural. “Conseguimos identificar assimetrias posturais, tensões musculares, corrigir alterações identificáveis, preparar um possível diagnóstico e encaminhar para um tratamento específico, se for o caso. Essas informações são importantes pois dependendo da postura, a pessoa pode ter problemas de saúde”, comentou Rhianni.

A avaliação facial por meio da “luz wood” foi outro serviço trazido pela Católica por meio do curso de Biomedicina. Além disso, o grupo fez um “quiz” sobre gripes e resfriados e passou orientações sobre o calendário de vacinação. Junto com esse trabalho os acadêmicos também apresentaram aos visitantes do shopping a auriculoterapia. “A auriculoterapia é uma técnica de aplicação de sementes na orelha, relacionada geralmente aos sintomas como os de ansiedade, se você está passando por uma dor na coluna ou no pescoço. É geralmente um tratamento mais sintomático”, esclareceu a coordenadora do curso de Biomedicina, Luana Soares.

Já o curso de Farmácia, passou orientações sobre o uso e descarte correto de medicamentos e falou sobre doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, como a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya. Informações sobre outros animais que merecem a atenção da população também foram trazidas pelo curso de Ciências Biológicas — acadêmicos falaram sobre o caramujo gigante africano, capaz de transmitir doenças, e também do escorpião.

Para os acadêmicos envolvidos na ação, participar do atendimento a comunidade foi uma experiência muito positiva. “Pudemos aprender mais e, além disso, foi legal porque sabemos que estamos ajudando alguém e que esse trabalho pode mudar a vida de uma pessoa. É muito importante porque é um gesto pequeno, mas que faz grande diferença”, expôs o acadêmico de Farmácia Hygor Cristaldo.

Confira todas as fotos da ação, ao acessar a galeria, basta clicar aqui.