Acadêmicos da área da saúde apresentam trabalhos sobre adoecimento humano

05/06/2018 - 10:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Acadêmicos dos cursos de saúde da Católica que desenvolveram os banners

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O piso superior do bloco B, no campus Tamandaré, foi palco, na manhã desta segunda-feira (4), para uma exposição de banners realizada por acadêmicos de cinco cursos da área da saúde da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

Como parte da última atividade avaliativa da disciplina “Determinantes sociais e epidemiológicos”, que estuda o processo de adoecimento do homem na sociedade, os alunos dos primeiros semestres de Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia  e Nutrição desenvolveram as apresentações em sala de aula para, então, fazerem a exposição aberta ao público.

Entre os conteúdos apresentados pelos grupos estavam assuntos relevantes como depressão em meio acadêmico, câncer de pele, diabetes, transtorno de depressão maior, sífilis, anorexia, sarampo, desnutrição, fibromialgia, tuberculose, suicídio e, até mesmo, acidentes de trânsito.  Os trabalhos foram avaliados pela professora de Educação Física Dra. Fabiana Maluf Rabacow e pela coordenadora do curso de Fisioterapia, Karla de Toledo.

Segundo Karla, a escolha do formato de banner para apresentação veio para estimular nos acadêmicos a capacidade de sintetizar a teoria passada por meio das aulas e também a análise crítica. “É uma metodologia ativa de aprendizado, em que nós fazemos os alunos juntarem todo o conteúdo em uma ideia só, para que eles possam apresenta-la de alguma maneira esquemática e interativa, além de discutir os temas. Então juntamos três competências em uma atividade só”, explicou a docente.

As alunas de Fisioterapia Eduarda Lorenzono e Stephanie Garcia admitiram que o trabalho ajudou muito no desenvolvimento delas, não apenas acadêmico, mas pessoal também. “Foi um trabalho difícil e um tanto estressante, por que fizemos em grupo e trabalhar em conjunto é complicado, principalmente, quando estamos no primeiro semestre e ainda não conhecemos o ritmo de trabalho dos colegas. Apesar disso, foi uma boa experiências porque pudemos conhecer melhor os colegas e essa interação em equipe evoluiu bastante”, comentaram as acadêmicas.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica