Acadêmicas de Contábeis fazem auditoria em condomínio residencial

14/12/2020 - 9:27 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Como parte prática, acadêmicas do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizaram uma auditoria real em um condomínio residencial, dentro da disciplina Auditoria, ministrada pelo professor Fortunato Lopes Bennet. O trabalho levou seis meses para ser concluído e contou com a supervisão do docente.

"Realizamos auditorias nas contas de movimentação e de reformas que foram realizadas no empreendimento. Além de promover a aprendizagem prática da disciplina de Auditoria, promovemos a interação com outras disciplinas devido a necessidade de conhecimento em outras áreas que são requisitadas durante a auditagem dos gastos e receitas”, explica o professor. 

Com a pandemia 70% das atividades foram feitas de forma remota, sendo que a parte presencial foi liderada pelo professor da disciplina. O trabalho avaliou documentos contábeis encaminhados pelo condomínio residencial. “Através dos documentos a gente auditava se realmente estava tudo de acordo. Foi uma experiência nova, nunca havia trabalhado com auditoria e trabalhar de forma remota foi dinâmico.Saber que a gente pode ajudar outras pessoas a detectar problemas, erros que às vezes nem sabem que existem”, destacou a acadêmica Jéssica da Costa Ojeda, do 6º semestre de Ciências Contábeis da UCDB. 

Para a acadêmica Danielly Maria Souza Lucas, do 6º semestre, a experiência prática só mostrou a área que pretende seguir na contabilidade. “Eu sempre quis essa área da auditoria e quero me especializar. Nós aprendemos a parte teórica, mas a prática conta mais e o mais interessante por se tratar de uma empresa real, ou seja, tudo o que fizéssemos ali teria um peso contábil”, comenta. 

A acadêmica Silvana Ferreira Cardoso Valadares, também do 6º semestre, destacou a importância da vivência prática. “Eu achei muito interessante o fato de verificar se havia diferenças entre as contas deles com as nossas. Foi uma experiência muito válida para meu aprendizado”, completou.

O resultado da auditoria foi aprovado pelo síndico do condomínio, Claudir Fernandes de Lima. “É uma parceria muito boa, que vem de muitos anos. É algo que já incorporou aqui no prédio. A gente acaba tendo uma garantia maior das nossas finanças, trazendo transparência para os condôminos”.