72h de Jornalismo UCDB comemora 10 anos com a participação de convidados renomados

05/10/2020 - 8:19 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), promove de 6 a 8 de outubro, mais uma edição do 72h de jornalismo, que neste ano completa 10 anos. Serão três grandes jornalistas convidados, um por dia, contando um pouco da experiência em um bate-papo on-line com acadêmicos, transmitido ao vivo (9h20) pelas redes sociais do curso de Jornalismo da UCDB no Youtube, Facebook e Google Meet.

“Esse evento é muito importante para os acadêmicos e para a Universidade, como forma de aproximá-los do mercado de trabalho. Realizá-lo on-line foi a maneira que a gente encontrou para não deixar de fazê-lo diante da pandemia. Pois é sempre muito esperado pelos alunos e não podiamos frustrar essa expectativa. Serão temas relevantes, com pessoas que estão vivenciando essas realidades”, comemora a coordenadora do curso de Jornalismo da UCDB, Inara Silva.

O primeiro convidado especial a participar nesta terça-feira (6), às 9h20, é o jornalista paranaense Rubens Valente, que vai abordar o tema ‘Os desafios da reportagem investigativa’. Ele possui 17 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Prêmio Esso de Reportagem, dois prêmios de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Jornalismo (SIP) e dois prêmios Folha.

Formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Valente é repórter desde 1989 e atualmente está trabalhando em Brasília, mas já atuou em órgãos da imprensa de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ele é autor de "Operação banqueiro" (Geração Editorial, 2014) e de "Os fuzis e as flechas - história de sangue e resistência indígena na ditadura militar" (Companhia das Letras, 2017). 

No segundo dia (7/10), às 9h20, a conversa será com a jornalista Alana Rizzo, com o tema ‘Jornalismo na era das fake news’.

Jornalista e consultora especializada em comunicação e política, Alana é colunista do El País, onde escreve sobre educação midiática. Ela também já passou pelas principais redações do País (Estadão, Veja, Época e Correio Braziliense) e foi diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Ela possui mestrado em comunicação pelo IE Business School (Madri) e é Journalist in Residence da Universidade de Chicago. Desde 2017 trabalha para Albright Stonebridge Group e é colaboradora da Economist Intelligence Unit. Também é cofundadora do Redes Cordiais, um projeto de educação midiática que atua no combate à desinformação e aos discursos de ódio nas redes sociais. Em dois anos, o projeto já treinou 136 influenciadores digitais das mais diversas bolhas, que somam mais de 70 milhões de seguidores.

E para encerrar a rodada nesta quinta-feira (8/10), às 9h20, em comemoração aos 10 anos do 72h de Jornalismo UCDB, a convidada será a jornalista Fábia Angélica Dejavite, com o tema ‘O jornalismo de infotenimento e a notícia light’.

Ela possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1996) e graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994). Tem mais de 20 anos de experiência como professora de Comunicação e Jornalismo, tendo trabalhado em várias instituições de ensino superior (Universidade Anhembi Morumbi e Mackenzie). É autora do livro ‘INFOtenimento: informação e entretenimento no jornalismo’, Editado pelo Sepac/Paulinas (2006), livro resultante de sua tese pioneira de doutorado.

Toda a cobertura da programação será feita pelos extensionistas do jornalismo laboratorial ‘Em Foco’.