UCDB possui cinco dentre os 15 melhores cursos superiores de MS avaliados no Enade

29/09/2022 - 12:11 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) possui cinco dos 15 melhores cursos entre instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul, conforme avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2021, divulgado neste mês pelo Ministério da Educação (MEC). A Católica se destaca no top 15 por ser a única particular a listar com cinco cursos: Pedagogia (nota 5), Letras (nota 4), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (nota 4), História - presencial e a distância (nota 4).

“Estamos muito felizes com os resultados dos cursos no Enade, pois analisando os dados do ciclo anterior, notamos uma melhora em todos eles e isso é muito significativo para a educação salesiana”, destacou a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, professora dra. Rúbia Renata Marques.  

Com nota 3 aparecem os cursos de Filosofia (presencial e a distância), Ciência Biológicas (licenciatura e bacharelado), Pedagogia a distância e Educação Física licenciatura. 

O conceito Enade,  índice de diferença entre os desempenhos observado e esperado (IDD) que considera ingressantes e concluintes, corpo docente que diz respeito à dedicação e titulação e o desempenho dos programas de pós-graduação stricto sensu (avaliados pela Capes) resultarão no Índice Geral de Cursos (IGC) da Instituição. Já o Enade juntamente com o IDD e corpo docente resultará no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de cada curso. Esses dados geralmente são divulgados pelo INEP entre os meses de dezembro e janeiro.

Conforme informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade avalia (a cada três anos) o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Esta é a primeira avaliação após a adoção de medidas de combate à pandemia de covid-19. 

Nesta edição do Enade, em todo o Brasil foram 492 mil estudantes inscritos, dos quais 74% eram para licenciatura, que abrangeu 17 das 30 áreas avaliadas, 19% para bacharelado (dez áreas) e 7% de cursos tecnológicos (três áreas). De acordo com o levantamento, 67% dos estudantes (330.284) vieram de instituições privadas; e 33% (162.177) de instituições públicas. 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna