Polígono de Willis é retratado por acadêmicos da área de Ciências da Vida por meio de esculturas

17/08/2018 - 15:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Mostra de esculturas do Polígono de Willis foi exposta no bloco B do campus Tamandaré

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

No saguão do bloco B da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), acadêmicos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina promoveram uma mostra de maquetes com a representação do Polígono de Willis — uma estrutura de artérias que possuem uma organização semelhante a uma forma geométrica  e são responsáveis por fornecer sangue oxigenado para o cérebro .

Para desenvolverem as maquetes, os acadêmicos foram divididos em seis grupos e utilizaram vários tipos de materiais como isopor, tecido, massinha e palitos de sorvete. Muitos expuseram a estrutura de artérias em forma de quadro, já outros desenvolveram uma mini escultura em 3D.

A atividade fez parte da disciplina “Concepção e Práticas em um Corpo Humano”, ministrada pelas professoras Débora Zanutto e Patrícia Lira. De acordo com as docentes, a matéria pretende mostrar para o acadêmico a importância de estudar o corpo humano e o desenvolvimento das maquetes veio como uma maneira divertida de ensiná-los.

“Foi uma forma de aplicar algo que a Universidade está sempre fomentando — a metodologia ativa de ensino, e essa atividade veio para que os alunos compreendessem como o cérebro é formado e a vascularização que ele possui.  Mais tarde nós vamos simular um problema no Polígono de Willis, as pessoas conhecem como um derrame, para que eles entendam também as consequências, sequelas e tratamentos”, esclareceu Débora.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.