Debate sobre o filme Cisne Negro é promovido por acadêmicos de Filosofia

22/06/2018 - 11:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Evento envolveu acadêmicos de Filosofia e de outros cursos da Católica como Comunicação Social

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O filme “Cisne Negro” foi exibido nesta quarta-feira (20) em uma das salas da biblioteca Pe. Félix Zavattaro pelos acadêmicos de Filosofia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A partir da análise da produção cinematográfica, os alunos puderam abordar o tema “Hermenêutica do filósofo Hans-Georg Gadamer” e promover um debate entre os participantes.

Com o intuito de integrar o curso de Filosofia com as demais graduações, o evento foi aberto à comunidade acadêmica. Segundo o coordenador do curso, Dr. Victor Hugo de Oliveira, o plano inicial era de que o trabalho fosse apresentado apenas para Filosofia, porém surgiu a ideia de que a apresentação fosse destinada para alunos de outras áreas também. “Este trabalho teve objetivo realizar uma integração entre a arte e a filosofia, especificamente ao campo hermenêutico”, esclareceu o professor.

Na data, a análise filosófica do filme foi apresentada a partir de um trabalho realizado pelos acadêmicos do terceiro semestre Adimilson Lúcio, Manoel Cambuim, Leilson Reis, Juliélton de Melo e José Henrique do Santos. “Para nós e para o curso de Filosofia como um todo, o trabalho foi muito importante pois nos integrou com diversas graduações, especialmente com a de Comunicação Social. Sem falar que desenvolvê-lo foi um desafio! Tanto a parte de utilizar uma linguagem simples para que todos conseguissem entender o pensamento do filósofo Gadamer quanto o fato de falar para uma sala lotada”, explicaram os alunos.

Entre os acadêmicos de outros cursos de graduação que participaram do evento, marcaram presença os alunos do terceiro semestre de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda e Jornalismo) acompanhados do professor Me. Thiago Müller.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.