UCDB realiza XXIV Encontro de Iniciação Científica

18/11/2020 - 10:16 - Extensão

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realiza de 23 a 27 de novembro o XXIV Encontro de Iniciação Científica, com diversas palestras, mesas-redondas e convidados nacionais e internacionais. A transmissão será pelo Youtube oficial da Católica.  

“Os encontros de iniciação científica da UCDB têm por objetivos efetivar uma fase pedagógica conclusiva de um ciclo do programa, oferecendo aos participantes a oportunidade de apresentar e divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos durante a experiência das atividades científicas, avaliar a participação dos estudantes no programa para o processo de conclusão do ciclo 2019-2020 e acompanhar os programas de iniciação científica PIBIC/PIBITI/PIBIC-Jr da UCDB”, destacou a coordenadora dos programas na UCDB, professora Dra. Carina Elisei.

Dentre os temas das palestras estão ‘Mulheres na Ciência e tecnologia: uma trajetória de pesquisa em produtos Naturais’; ‘Del Aprendizaje supervisado al descubrimiento de conocimiento basado en datos’; ‘Estudio ecotoxicológico de aguas y análisis de la biodiversidad en agroecosis de Paraguay’; e ‘Novas Tecnologias e Trabalho: a perspectiva da OIT’.

Programação:

Dia 23 

- Palestra de abertura às 17 horas:  ‘Mulheres na Ciência e tecnologia: uma trajetória de pesquisa em produtos Naturais’, ministrada pela palestrante Dra. Vanderlan Bolzani (Unesp), membro da acadêmica brasileira de ciências. O Tema terá a moderação do professor Cristiano Marcelo.  

 

Dia 24 

- Palestra às 14 horas ‘Del Aprendizaje supervisado al descubrimiento de conocimiento basado en datos: aplicación al diagnóstico de fallos en maquinaria rotativa’, pela professora Mariela Cerrada, da Universidad Politécnica Salesiana  · Mechatronics (Quito – Equador). A moderação fica por conta da professora Alinne Castro Pereira (UCDB).

- Mesa redonda às 17 horas: ‘Ciência, Inovação e Impactos na Contemporaneidade’, com os professores doutores Márcio Costa (UCDB), Susana Moreno (UCDB) e Josemar Maciel (UCDB)

Dia 25

- Palestra às 14 horas ‘Estudio ecotoxicológico de aguas y análisis de la biodiversidad en agroecosis de Paraguay’, com o professor Tomás Rodrigo López Arias, da Universidad Nacional de Asuncion’, moderada pelo professor Dr. Fernando Jorge (UCDB).

- Mesa redonda às 17 horas ‘Desafios relacionados ao Bioma Pantanal’, com os professores doutores Luiz Eduardo Tavares (UFMS), Fábio Roque (UFMS) e Octavio Franco (UCDB). A mesa-redonda será moderada pelo professor Dr. Heitor Herrera (UCDB).

Dia 26

- Palestra às 14 horas ‘Novas Tecnologias e Trabalho: a perspectiva da OIT’, com Esther Martínez Quinteiro, professora catedrática de la Facultad de Derecho de la Universidad Portucalense de Oporto, Portugal. A moderação será feita pela professora Dra. Luciane Pinho (UCDB).

- Palestra às 17 horas ‘Covid19 nas populações indígenas’, com o professor Fernando Garcés, da Universidad Politécnica Salesiana (Equador), com moderação do professor José Sarmento (UCDB).

Dia 27

- Palestra de Encerramento às 14 horas “Oportunidades de Cooperação Brasil-Portugal: um trajeto por 6 estados”, com Nuno Correia Santos, da Universidade de Lisboa. O tema terá moderação da professora Alinne Castro (UCDB).