UCDB promove 1ª edição do Programa de Verão do Pibic Jr.

27/01/2020 - 12:00 - Extensão

Fonte: Gilmar Hernandes e Carine Ferrari

Pro-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno Mazzetto, ministrando palestra de abertura

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), realiza de hoje (27) até sexta-feira (31) a primeira edição do Programa de Verão Pibic Jr., que oferece gratuitamente palestras e minicursos para 25 estudantes do ensino médio com altas habilidades de escolas públicas e privadas (Amélio de Carvalho Baís, Joaquim Murtinho, Coração de Maria, Rui Barbosa e Colégio Dom Bosco).

De acordo com a coordenadora do Pibic Jr., professora Dra. Carina Elisei, o objetivo do curso de verão é encorajar os estudantes e disseminar o interesse pela educação superior. “Acredito que por meio do programa, onde terão contato com a infraestrutura e alguns professores da UCDB, os estudantes poderão ter um vislumbre de como é a vida acadêmica e se sintam motivados a ir em busca de uma formação superior e da pesquisa”, comentou. O evento conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A abertura contou com a palestra do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno Mazzetto, que abordou o tema Filosofia, falando sobre habilidades. “Eu não quero formar o cara que vai construir o prédio mais arquitetônico desta cidade, quero formar uma pessoa para ajudar essa cidade a pensar e não apenas ser mais um urbanista. Não quero formar apenas um pedagogo que tenha habilidade de ensinar conhecimento para outra pessoa, mas uma pessoa que ajude aquela que está na minha frente a se transformar e se desenvolver”, destacou.

Ainda pela manhã, os jovens alunos participaram de uma discussão e de dinâmicas sobre empreendedorismo com o coordenador administrativo da S-Inova/ UCDB, Vinícius Lugo Samudio. As palestras e minicursos são realizados na sala de defesa de Pós-Graduação, localizada no piso superior do Bloco D no campus Tamandaré.

Após o almoço, que será oferecido gratuitamente pela instituição, os participantes irão para os minicursos que escolheram durante a inscrição. “Biotecnologia aplicada para o futuro”, ministrada pelo professor Dr. Ludovico Migliolo, é uma das opções disponibilizadas para os estudantes nesta segunda-feira. No período da tarde, também será realizada a palestra "Autoconhecimento para desenvolvimento da autoestima". O conteúdo será ministrado pela palestrante Brenda Matos, uma das coordenadoras do Programa de Verão da UCDB. 

Além disso, a partir das 16h10, os alunos participarão de atividades comunitárias que serão chefiadas pela Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários da UCDB, que na quinta-feira (30), contará com a participação dos professores Me. Tânia Maria Filiu e Dr. Josemar Campos, que falarão respectivamente sobre Stress na Adolescência e Ética.

PROGRAMAÇÃO

Amanhã (28), a palestra será aplicada pelo professor Me. Thiago Muller, que falará sobre a “Neurociência do Crush”. A professora Dra. Maria Aparecida Canale irá ministrar na quarta-feira (29) o tema “Ser empreendedor”. Já na quarta-feira (29), às 16h10, no bloco D, será ministrada a palestra "Vivência no ambiente universitário — medo, ansiedade e conquistas" pelo docente do curso de Psicologia Renan da Cunha. Enquanto na quinta-feira (30) “Questões Indígenas” serão abordadas pela professora Dra. Sônia Grubits.

Já na sexta-feira (31), as professoras Dra. Dolores Ribeiro Coutinho e Me. Patrícia Martinez Almeida serão responsáveis por apresentar o tema “Mídias Sociais”. As palestras e dinâmicas sobre empreendedorismo, os minicursos e atividades comunitárias serão realizadas durante toda a semana. 

MINICURSOS

“Wingardium Leviosaaa – A magia da pesquisa científica” é o minicurso da área de Ciências Humanas, que terá como professores responsáveis os doutores Rodrigo Miranda e Luziane de Fátima Kirchner, que irão explorar conceitos básicos do que é a ciência e o que a compõem.

“Luz das Galáxias”, será a oficina voltara para a área de Ciências Agrárias e da Terra. Sendo realizada na Fazenda-Escola da UCDB, os estudantes terão como responsável o professor Dr. Denilson Guilherme, que fará com que os participantes vivenciem por meio de um experimento prático a importância da luz sola para a produção vegetal.

Biotecnologia aplicada para o futuro”, ministrada pelo professor Dr. Ludovico Migliolo, envolverá a área das Ciências Biológicas e da Saúde”, que terá como objetivo realizar aulas teóricas e práticas que darão aos alunos a ideia inicial do desenvolvimento de biofármacos com base em toxinas.

Introdução à Robótica” será voltada para a área das Ciências Exatas e Engenharias. Realizado pelo professor Dr. Naji Ama, a oficina tem como objetivo apresentar as aplicações de robótica nas diversas áreas, explorando conceitos básicos como circuitos eletrônicos, microcontroladores e o desenvolvimento de modelos em 3D.

Já a oficina “Olhar Fotográfico”, aplicada pelo professor Eduardo Biagi, faz parte da área de Ciências Sociais e Aplicadas e promete desenvolver as habilidades para a produção de fotografias digitais, onde irão explorar o universo da composição e das cores na fotografia, treinando o olhar fotográfico.