Termina na sexta prazo para inscrição em vagas remanescentes para extensionistas

27/04/2021 - 7:33 - Extensão

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Termina na próxima sexta-feira (30) o período de inscrições em vagas remanescentes para extensionistas dos projetos e laboratórios de extensão nas modalidades voluntário e bolsista, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão (Progex). As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Serão selecionados estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação (presencial e EAD) para participação em projetos e laboratórios de extensão no ciclo 2021. A extensão universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade.

Os estudantes classificados e selecionados deverão obrigatoriamente participar do processo de capacitação. A lista de estudantes classificados será disponibilizada na Área Projetos e Cursos de Extensão e no site www.ucdb.br. Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas pelo e-mail projetoscomunitarios@ucdb.br.

RELAÇÃO DE PROJETOS E CURSOS

 

NOME DO PROJETO/LABORATÓRIO

OBJETIVO

Vagas Disponíveis

CURSOS DE ABRANGÊNCIA

 

 

AVALIAÇÃO E ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINARES ÀS PESSOAS COM FIBROMIALGIA

Realizar avaliações e intervenções multidisciplinares destinadas a promover benefícios à saúde, no âmbito da saúde mental e qualidade de vida à pessoas com fibromialgia do município de Campo Grande – MS.

Bolsistas e Voluntários

Nutrição, Administração, Contabilidade, Processos Gerenciais EAD, Publicidade e Propaganda

 

 

 

BEM GESTAR

Desenvolver ações multidisciplinares de Educação em Saúde materno/infantil com foco no período gestacional e puerperal, por meio de formação de uma rede de apoio estrutural.

Bolsistas e Voluntários

Fisioterapia, Farmácia, Educação Física e Nutrição

 

 

CASTRAÇÃO UM ATO DE AMOR E PREVENÇÃO

Implementar controle populacional de cães e gatos a fim de reduzir a proliferação de animais errantes ou semi- errantes por meio de cirurgias de castração a pessoas de baixa renda e regulamentar a posse responsável de animais.

Bolsistas e Voluntários

Serviço Social, Veterinária e Biologia

 

 

 

 

CIDADANIA SEM FRONTEIRAS

Atuar com populações migrantes, refugiadas e em situações de vulnerabilidade social na cidade de Campo Grande, a fim de oferecer orientações acerca de acesso a serviços públicos e orientá-los quanto a seus direitos e deveres enquanto cidadãos em território brasileiro, assim como desenvolver ações diversificadas, a fim de oportunizar-lhes melhores condições de acolhimento, saúde, bem-estar e cidadania as crianças e adultos.

 

 

 

Bolsistas e Voluntarios

Direito

Educação Física

Medicina Veterinária

Pedagogia

Psicologia

Serviço Social

 

 

 

 

CLICK VERDE

Utilizar a fotografia como ferramenta na educação ambiental, buscando promover a formação cidadã e o compromisso social no contexto ambiental ao estimular reflexões sobre o papel da sociedade no ambiente.

Voluntários

Ciências Biológicas

Design

Jornalismo

Publicidade e Propaganda

 

 

 

 

CRIANÇA ATIVA

Atuar com crianças por meio de ações socioeducativas a fim de oportunizar se tornem autônomas e críticas, resgatando os valores educativos e de cidadania que serão incorporados à aprendizagem além do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Bolsista e Voluntario

Agronomia

Educação Física

Pedagogia

Psicologia

Zootecnia

 

 

 

 

 

DEMOCRATIZAÇÃO

Promover atividades, em interlocução com escolas públicas e instituições que prestem atendimento sócio-assistenciais (CRAS), que favoreçam: fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como da relação família-escola, capacitação para o mercado de trabalho, educação financeira, empreendedorismo, sustentabilidade, direitos humanos e formação para cidadania.

Voluntários

Ciências Contábeis

Cursos Tecnológicos do EAD

Direito

Educação Física

Licenciaturas

Pedagogia

Serviço Social

EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR E ACOMPANHAMENTO PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL

Desenvolver ações de educação em saúde e práticas de cuidado multidisciplinares no campo da saúde mental para os usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município de Campo Grande – MS.

Bolsista

Educação Física

 

 

 

 

 

 

ESSALUZ: FORMAÇÃO HUMANO-CRISTÃ

Contribuir na formação de lideranças cristãs propondo, por meio do diálogo, um itinerário de formação teológica, filosófica e escriturística de base, distinto do percurso acadêmico e da catequese quotidiana, aberto a todos os cristãos adultos de todas as classes sociais,  que pretendam apreender o patrimônio cultural da fé cristã e de suas repercussões na vida pessoal, eclesial e social, para gerar uma práxis transformadora.

Voluntários

Filosofia

Psicologia

Teologia

 

 

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES

Trabalhar questões de educação, conscientização, preservação ambiental e reciclagem de diversos resíduos, na tentativa de mudança de hábitos, geração de renda e formação de cidadãos consciente que preservem o meio ambiente em que vivem.

Voluntário

Agronomia

Arquitetura e Urbanismo

Design

Engenharia Sanitária e Ambiental

Engenharia Civil

Jornalismo

Publicidade e Propaganda

Tecnologia em Gestão Ambiental

Zootecnia

 

 

 

 

HORTA ESCOLA

 

 

Desenvolver a prática do cultivo de hortaliças nos locais de funcionamento do projeto e servir de laboratório para que se possa despertar nos alunos o interesse pela educação ambiental.

Bolsistas

Agronomia

 

 

 

 

LABINTER

Desenvolver ações educativas proporcionando aos acadêmicos extensionistas a participação ativa no processo formativo, por meio de construção de materiais didáticos relacionados ao ensino de diferentes áreas temáticas que tenham conectividade com as novas tecnologias e a preservação do meio ambiente de maneira interdisciplinar.

Bolsista e voluntário

Pedagogia
Letras
Biologia (Licenciatura e Bacharel)
Psicologia

LADS - LABORATÓRIO DE SOFTWARE: AMBIENTE TECNOLÓGICO DE CONSULTORIAS,

TREINAMENTOS E PRÁTICAS EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

 

Desenvolver soluções tecnológicas, para atender, sem custos, a comunidade e diversos grupos sociais por meio de programas de computador, aplicativos de celulares, sites, além de cursos, treinamentos e consultorias.

Voluntários

Design

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Engenharia de Computação

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia Elétrica

 

 

 

 

SAÚDE E MOVIMENTO

Promover o princípio de vida saudável, com mudanças no estilo de vida dos funcionários do Hospital e pacientes com consequente redução e/ou controle da pressão arterial sistêmica e dos níveis glicêmicos além de promover a educação em saúde, avaliação da aptidão física e postural tornando o nosso usuário um membro ativo no processo de construção da sua própria saúde

Bolsista

Enfermagem;

Fisioterapia e

Educação Física.

 

 

 

SAÚDE PÚBLICA EM AÇÃO E EXTENSÃO

Realizar ações de educação sanitária interdisciplinar e aplicar medidas preventivas em comunidades e escolas de Campo Grande e interior, aplicando o conceito de Saúde Única, após diagnóstico de problemáticas em Saúde Pública pela equipe disciplinar.

Voluntários

Medicina Veterinária

Zootecnia

Pedagogia

Fisioterapia

 

 

LABORATÓRIO DE EXTENSÃO

VIVÊNCIAS EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

O Laboratório Vivências em Ciências Agrárias tem o objetivo de preparar os acadêmicos para atividades agrícolas e produção animal, em campo, indo até a comunidade, prestando-lhes

serviços, assistência, observando suas necessidades e atendimento à jovens com vulnerabilidade social.

Bolsistas e Voluntários

Agronomia

Zootecnia

Medicina Veterinária

Licenciaturas