Indique a um amigo

Terceira edição do Desafio da Engenharia Mecânica Industrial é realizado em Campo Grande

14/11/2017 - 03:00 - Extensão

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

A terceira edição do Desafio da Engenharia Mecânica Industrial para o Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul (Demi MS) ocorreu na sexta-feira (10), expondo projetos de mobilidade de Mato Grosso do Sul para incentivar a pesquisa nesta área.

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) apresentou o projeto de extensão “Fórmula Universitária”, coordenado pelo professor Fernando Montanare Barbosa. Também estiveram presentes outras instituições.

O projeto incentiva e introduz os alunos na pesquisa da Engenharia Automotiva. Uma de suas prioridades é contribuir com a formação profissional dos acadêmicos, servindo como laboratório de estudos para jovens pilotos e mecânicos que desejam seguir carreira em competições automobilísticas.

De modo geral, os alunos se empenham na elaboração de trabalhos que buscam compreender diversos elementos referentes à engenharia automotiva, como manutenções preventivas, otimização de tecnologias, softwares dedicados, criação e execução de projetos. Contudo o conhecimento não fica apenas no papel: todas essas ações são orientadas à aplicação prática da teoria em competições automobilísticas.

Os projetos de pesquisa PIBIC de Aerodesign e Fórmula SAE também foram apresentados. O Aerodesign reúne pesquisadores e alunos interessados no desenvolvimento de aeronaves rádio controladas. Os estudos do projeto têm um objetivo prático: produzir uma aeronave para participar da competição SAE Brasil, que é um desafio aos estudantes dos cursos de Engenharia, que devem mostrar domínio entre teoria e prática a respeito da Engenharia Aeronáutica. Já o Fórmula SAE, é uma competição estudantil organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE), que tem como objetivo desafiar universitários a projetar e fabricar um protótipo monoposto tipo fórmula, focado no mercado de pilotos não profissionais. A equipe da UCDB tem o nome de Jacarés do Asfalto e iniciou seu projeto em agosto de 2015.

Além disso, apresentaram também outro projeto de PIBIC nomeado Baja SAE Brasil. É um evento que ocorre desde 1994, sendo uma competição derivada da Baja SAE. Esta competição tem como objetivo incentivar estudantes de engenharia a aplicar os conceitos adquiridos em sala de aula visando a preparação do estudante para o mercado de trabalho. A intenção da competição é simular casos reais de execução de projetos de engenharia para um veículo off-road.  A equipe da UCDB tem o nome de Javalis UCDB e iniciou seu projeto também em agosto de 2015.

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes

Notícias


19/07/2018 - 07:00 - Pastoral

Pastoral promove segundo retiro universitário voltado para os acadêmicos

Evento será de 27 a 29 de julho e inscrições já estão abertas


18/07/2018 - 11:00 - Especialização

Especialização em Psicologia da Comunicação está com matrículas abertas

Aulas iniciam-se nos dias 10 e 11 de agosto


18/07/2018 - 09:00 - Cultura

Bancos customizados compõem nova instalação artística no campus Tamandaré

Mostra faz parte do projeto “Arte transforma” e permanece até agosto