Tarde de cidadania é promovida pelos extensionistas da UCDB no Bom Retiro

02/08/2018 - 9:00 - Extensão

Fonte: Brenda Oliveira e Natalie Malulei

Brincadeiras e atividades lúdicas foram proporcionadas para as crianças do Bom Retiro

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Extensionistas dos projetos “Saúde Pública em Ação” e “Criança Ativa” em parceria com os acadêmicos do curso de Serviço Social da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveram uma tarde de cidadania no bairro Bom Retiro, em Campo Grande. Com atividades recreativas, como pular corda e elástico, os alunos proporcionaram às crianças da comunidade um momento de muita diversão.

“Nós do projeto temos como principal objetivo levar às crianças brincadeiras que, infelizmente, foram deixadas de lado. Fiquei contente em poder fazer parte disso e possibilitar a eles uma vivência diferente do que possuem no dia a dia”, comentou a acadêmica de Educação Física e extensionista do “Criança Ativa” Ana Rúbia Brito Pedo.

Cerca de 45 acadêmicos de 6 cursos de graduação diferentes participaram da ação solidária e também levaram lanche aos moradores. “Arrecadamos dinheiro, compramos os ingredientes e fizemos cachorro quente para trazer. Cada um ajudou um pouquinho, um conseguiu o suco, o outro trouxe a panela e assim conseguimos preparar esse momento para eles”, explicou Raise Montanha, acadêmica de Medicina Veterinária e integrante do projeto “Saúde Pública em Ação”.

Trabalho de promoção de saúde

A tarde de cidadania foi apenas uma das ações realizadas pelos extensionistas da UCDB no bairro Bom Retiro. Desde o primeiro semestre de 2018, acadêmicos de Medicina Veterinária e de Biomedicina que integram o projeto “Saúde Pública em Ação” realizam intervenções para a promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida da comunidade que é composta hoje por 134 famílias e aproximadamente 200 crianças.

Um dos trabalhos é a vacinação antirrábica e a desvermifugação dos animais. De acordo com a coordenadora da extensão, Magyda Dahroug, as ações vieram para promover mais saúde, tanto ambiental quanto animal e humana. “Este é um bairro que foi formado recentemente, portanto, existe uma série de problemáticas, como os lixos nas ruas e a falta de tratamento de água. Estamos dispostos a ajudá-los para uma melhoria de vida”, explicou.

Segundo Magyda, o trabalho na comunidade vai continuar neste segundo semestre em parceria com o projeto “Criança Ativa” —que inclui acadêmicos de Letras, Educação Física e Pedagogia — e com o curso de Serviço Social. “Uma equipe multidisciplinar composta por alunos de Medicina Veterinária, Biomedicina e Serviço Social vai visitar as casas afim de identificar as principais necessidades da população e, a partir disso, vamos promover ações para que elas sejam supridas. Também queremos realizar oficinas para que as crianças aprendam a fazer brinquedos ao reaproveitar garrafas pet, por exemplo, e os adultos possam adquirir conhecimentos sobre higiene pessoal e maneiras de usar melhor a água”, pontuou a coordenadora.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna