Projeto Horta Escola leva alimentação saudável e conhecimento a diversos pontos de CG

05/05/2021 - 15:53 - Extensão

Fonte: Silvia Tada

Extensionistas da UCDB dão orientações em diversos locais da Capital

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

 

Imagina colher e comer verduras fresquinhas direto da horta que você mesmo cuidou. Super saudável, não é? Pois essa tem sido a realidade de adolescentes e adultos de diversos pontos de Campo Grande atendidos pelo projeto de extensão Horta Escola, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Participam das atividades três acadêmicos de Agronomia, dois de Biomedicina e dois de Nutrição, sob a coordenação do professor Dr. Lucas Torres.

Dentre os locais com assistência técnica dos acadêmicos estão a Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – Unidade II (UAICA), uma residência inclusiva mantida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), uma chácara do Santuário Nossa Senhora da Abadia e pequenos produtores rurais.

“Sempre que somos convidados, fazemos palestras e preparamos materiais para orientar e capacitar as pessoas. Assim, vamos repassando orientações para que as pessoas possam cuidar sozinhas das hortas. Além disso, fazemos visitas periódicas e levamos materiais para a manutenção dos canteiros”, detalhou professor Lucas.

O trabalho na horta tem a vertente educativa e de terapia, no caso dos locais atendidos pela prefeitura. Para os produtores rurais, a produção ajuda na geração de renda e na igreja a produção é doada.

Devido à pandemia, as medidas de biossegurança são adotadas pela equipe. Os acadêmicos que não possuem meios de locomoção próprios permanecem com atividades on-line, como produção de vídeos e palestras. “Respeitamos o distanciamento, o uso de máscara e todos os procedimentos necessários para garantir a saúde de todos”, destacou o docente.