Projeto de extensão Essaluz prevê formação bíblica e de novos líderes cristãos

06/05/2021 - 10:46 - Extensão

Fonte: Ass. Imprensa UCDB

Enquanto durar a pandemia, encontros serão virtuais

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

 

Com a adesão de 135 participantes, segue até dezembro o projeto de extensão Essaluz, promovido pelos cursos de Filosofia, Teologia e Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em parceria com o Instituto Teológico João Paulo II (Iteo) e com a Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (PCEJ).

Os inscritos são participantes de seis paróquias da Arquidiocese de Campo Grande. As atividades são gratuitas e têm como objetivo oferecer uma formação bíblica, teológica e pastoral que possibilite maior aprofundamento da fé, despertando nos participantes a missão de ser sal e luz na Igreja e na sociedade, bem como contribuir na formação de lideranças cristãs propondo, por meio do diálogo, um itinerário teológico-filosófico à luz das Sagradas Escrituras e do Magistério da Igreja.

O projeto de extensão está organizado em três frentes de trabalho e estudo: o Curso de Formação (CF), dividido em dez blocos, que contemplam desde a formação humano-afetiva e o aprofundamento bíblico, até a Doutrina Social da Igreja; um Grupo de Trabalho (GT), dedicado à partilha de experiências do trabalho pastoral e experiências de vivência e convivência humana; e um Grupo de Estudo (GE), voltado à hermenêuticas nos campos da filosofia, da psicologia, da teologia e das leituras bíblicas. Acadêmicos de diferentes cursos participam dos grupos.

Abertura

O início dos trabalhos ocorreu no dia 9 de abril, de maneira remota, como têm sido os encontros durante a pandemia. A abertura contou com a presença do arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, da coordenadora pedagógica dos cursos da educação a distância da UCDB, Blanca Martins Salvago, do coordenador do curso, Edmilson Schinelo e do professor e pároco da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, Pe. Alex Messias, além de professores e acadêmicos extensionistas.

Dom Dimas destacou relevância do curso no contexto atual: “O Essaluz tem girado por todo o Estado e essa experiência de formação on-line, em função da pandemia, ao mesmo tempo que traz dificuldades, permite uma extensão bem maior e, quem sabe, até além das fronteiras do próprio Brasil. Deixo minha saudação a todos e todas. Que o nosso Deus esteja no coração e na caminhada de cada um. E que a Maria, a sede da sabedoria, seja a nossa intercessora."

Moacir Marchini, um dos participantes, partilhou que o curso tem sido “de grande valia, principalmente o contato entre a paroquia com a universidade. Os professores são pessoas bem esclarecidas e que estão querendo nos mostrar mesmo como é a teologia, a psicologia, filosofia. Está indo além daquilo que estávamos esperando, estou maravilhado”.