Projeto de extensão ensina programação e robótica para alunos da Capital

26/09/2019 - 9:00 - Extensão

Fonte: Mariana Pinheiro

Equipe do projeto Programação e Robótica junto com os estudantes atendidos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Cerca de 30 alunos do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) e de quatro escolas estaduais e municipais participam do projeto de extensão Programação e Robótica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). São crianças do 5º ano do ensino fundamental até adolescentes do 3º ano do ensino médio que vêm à universidade aprender conceitos das áreas de Exatas a partir da robótica e da linguagem de programação.

Utilizando os laboratórios de informática do Bloco C, às quartas-feiras, o projeto é dividido em dois momentos para todos os alunos das escolas estaduais e municipais: o ensino do raciocínio lógico e da linguagem de programação, com exercícios matemáticos e físicos, e a robótica, em que são utilizados kits Lego para a montagem de robôs. Esse exercício permite conhecer conceitos sobre mecânica, elétrica e engenharia.

Os estudantes do estabelecimento federal têm encontros às terças e quintas-feiras no Instituto, com as aulas de Robótica. A parceria foi firmada para auxiliar na montagem do kit, focando nas competições da área. A estrutura utilizada é do IFMS e a elaboração do conteúdo é feita pelo acadêmico Matheus Luiz Pinho, do 6º semestre de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), com a ajuda do professor Dr. Dejahyr Lopes.

O projeto, que existe desde 2009, tem a participação de cinco acadêmicos de quatro cursos da Católica — TADS, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica —, que também dão suporte à turma ao lado dos docentes.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Me. Ana Karina Vieira da Silva, o objetivo é despertar o interesse e trazer esses conhecimentos. “Para os estudantes, a motivação é poder participar da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), mas para nós não são só as competições, mas também conseguirem assimilar conceitos de várias disciplinas e motivá-los para as áreas das exatas”, pontuou Ana Karina.

Ainda de acordo com a coordenadora, escolas privadas também podem participar das atividades. Atualmente, as escolas participantes são Escola Municipal Major Aviador Y-Juca Pirajá de Almeida, Escola Estadual Prof.ª Élia França Cardoso, Escola Estadual Coração de Maria, Escola Estadual 11 de Outubro e Escola Municipal Prof. Wilson Taveira Rosalina.

Parcerias

Atualmente além das escolas, o projeto faz uma atividade em parceria com o grupo Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Visão Computacional (Inovisão) e o Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Software (LADS), da UCDB, que ensinam aos alunos do ensino médio a programação web, que é uma linguagem disponibilizada apenas em cursos técnicos ou de graduação.

Pesquisas

Segundo o professor Me. Alexsandro Monteiro Carneiro, a extensão traz diversos resultados também para a área da pesquisa. Um exemplo são as apostilas de programação, que já estão prontas, e as apostilas de robótica, que estão em processo de finalização. Ambas estão sendo registradas na Biblioteca Nacional como uma composição e produto feito pelo projeto.

Além disso, diversos trabalhos foram aceitos no 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU 2018), em Natal (RS). Também um artigo científico a respeito das metodologias aplicadas durante as aulas foi aceito pela VI Conferência de Extensão do Mercosul, realizado de 24 a 27 de abril de 2018 em Tandil, na Argentina. O trabalho foi apresentado pela professora Me. Ana Karina.

Texto sob supervisão de Silvia Tada.