Projeto de extensão Conectando Vidas fala sobre saúde mental em escola

31/03/2022 - 12:17 - Extensão

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Pais, alunos e professores da Escola Estadual Joaquim Murtinho foram convidados para participar no sábado (26) da palestra sobre saúde mental promovida pelo Projeto de extensão Conectando Vidas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O projeto realiza mensalmente palestras em instituições parcerias.

“Nesse momento de retorno às atividades presenciais é essencial que pais, professores e alunos estejam sensibilizados sobre as temáticas da saúde mental. A readaptação aos deslocamentos pela cidade, atividades coletivas presenciais e mudança de rotina podem gerar sintomas de ansiedade, além de casos de depressão e pânico”, destacou o coordenador do projeto, professor Renan Soares Junior.

E ele ressalta que é preciso acolhimento, pois saúde mental não é frescura ou fraqueza. “São casos que podem acontecer com qualquer pessoa, como qualquer outro problema de saúde física. A psicoeducação e o conhecimento de locais que têm profissionais que podem oferecer ajuda”, reforça o docente.

Além da área de saúde mental, também são trabalhadas a educação financeira e a comunicação. O projeto conta com a participação da coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Lucélia Tashima, e da professora do curso de Letras, Neli Porto.

São parcerias do projeto a Escola Estadual Joaquim Murtinho, o Sest/Senat e o SESC, além da Editora FTD, por meio de trabalho com professores, e a Secretaria Municipal de Assistência Social, com oficinas de habilidades sociais com adolescentes.