Projeto Criança Ativa estimula a leitura, escrita e práticas esportivas

20/06/2018 - 7:00 - Extensão

Fonte: Natalie Malulei

Judô é uma das modalidades esportivas oferecidas pelo Criança Ativa

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Atividades lúdicas que estimulam crianças de seis a 14 anos a aprenderem a gostar de ler, escrever e também de praticar esportes, são proporcionadas pelo projeto Criança Ativa, desenvolvido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A extensão atende a comunidade gratuitamente, há 15 anos, e tem transformado a realidade dos pequenos. “Alguns chegam aqui com aquela ideia do ‘não gosto’, mas a partir do momento que participam, querem fazer, pois é algo diferente da oportunidade que eles têm na escola ou em casa”, comentou a acadêmica de Letras e extensionista do projeto, Gabriele Burgo.

Parte das atividades são desenvolvidas na sala de leitura, onde as crianças têm contato com as artes plásticas e literatura. Já quando se fala em esporte, os alunos têm acesso às aulas de judô e natação. As duas modalidades são ensinadas no complexo poliesportivo da Católica e vêm para estimular o desenvolvimento dos pequenos, junto com as brincadeiras interdisciplinares.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Cláudia Diniz, como a extensão reúne os cursos de Letras, Pedagogia e de Educação Física da UCDB, em 2018, foram criadas atividades que misturam as três áreas do conhecimento. “Por meio dessas brincadeiras desenvolvidas no projeto, o aluno aprende a lidar com as diferenças de outras crianças, a respeitar as regras, os princípios e valores. Além de tudo isso, a parte física e motora dos pequenos é estimulada o tempo todo, junto com o aprendizado cognitivo”, esclareceu Cláudia.

Além de proporcionar o desenvolvimento das crianças, o trabalho feito pelo projeto Criança Ativa ajuda na formação de profissionais competentes. Como todas as atividades são aplicadas pelos extensionistas — acadêmicos de Letras, Pedagogia e Educação Física da Católica —, sob a supervisão dos professores, eles têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão e prepararem-se para o mercado de trabalho.

“É um grande crescimento para mim,  já que antes eu tinha que me preocupar em criar atividades apenas relacionadas à minha área (Educação Física) e, agora, temos um novo desafio: a proposta da interdisciplinaridade. Mas, nós estamos conseguindo e eu estou aprendendo muito, acredito que quando me tornar profissional isso será de grande uso pra mim”, comemorou o extensionista Daniel dos Santos.

Horários de Atendimento

O projeto Criança Ativa é desenvolvido três vezes por semana — segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira —, no complexo poliesportivo da UCDB, localizado na Avenida Tamandaré, nº6000, Bairro Jardim Seminário.

 As crianças são atendidas no contra turno da escola, durante a manhã, das 7h30 às 11h, e a tarde, das 13h30 às 16h30. Para obter mais informações sobre o projeto entre em contato por meio do número (67) 3312-3324.