Na UCDB, extensionistas do Lads desenvolvem apps e sistemas para a comunidade externa

04/10/2019 - 7:00 - Extensão

Fonte: Mariana Pinheiro

Extensionistas e docentes que integram o Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Como projeto de extensão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Software (Lads) atende gratuitamente a comunidade externa a partir da criação de aplicativos para celulares e sistemas que vêm para solucionar demandas de empreendimentos e também da própria população. A extensão surgiu dentro do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads) por meio da metodologia ativa Problem Based Learning (em tradução livre: Aprendizagem Baseada em Problemas) que consiste na construção do conhecimento a partir da discussão em grupo de algo que precisa ser solucionado.

Com a proposta de incentivar a aprendizagem colaborativa dos acadêmicos e proporcionar a eles a parte prática das disciplinas de desenvolvimento — por exemplo: “Engenharia de software”, “Tópicos avançados em programação” e “Sistemas mobile” —, o projeto permite a integração de todo o conteúdo aprendido em sala de aula de maneira multidisciplinar. Segundo o coordenador do projeto, professor Me. Virmerson Bento dos Santos, a extensão age com influência direta na formação dos discentes. “O que moldamos aqui dentro é o perfil do aluno, porque a tecnologia muda, transforma-se, mas existem princípios que, quando desenvolvidos e aprendidos, são eternos e é isso o que vai mantê-lo no mercado”, pontuou o docente.

Atualmente, 15 acadêmicos de quatro cursos da Católica participam do projeto: Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Design e Tads. O grupo desenvolve os produtos e faz um treinamento com as pessoas que usarão estes sistemas, além de oferecer cursos focados na inclusão social e digital como o de informática básica que ensina, por exemplo, o processo de criação de slides, edição de textos e criação de e-mail. De acordo com a professora Me. Ana Karina Vieira da Silva, o laboratório tem uma parceria com o grupo Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Visão Computacional (Inovisão) da Católica e também com o projeto de extensão “Programação e Robótica”, que visa a ensinar aos alunos do ensino médio a programação web.

De acordo com o aluno de Engenharia da Computação, Thiago Lodi, cada processo feito dentro da extensão é essencial para se tornar um bom profissional. “O Lads proporciona várias experiências e une várias disciplinas que vemos ao longo do curso, dando a oportunidade de pegar todos esses conhecimentos e agrupar num lugar só, que se torna o mais semelhante com o mercado de trabalho e nos prepara para ele”, comentou o acadêmico.

O Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Software conta com os professores Me. Ana Karina Vieira da Silva, Dr. Dejahyr Lopes, Me. Marcos Alves, Me. Maria Helena Benites, Me. Virmerson Bento dos Santos e atende a comunidade de segunda-feira à quinta-feira, das 13h às 18h40, nos laboratórios de informática e no piso superior do Bloco C na Católica. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas por meio do e-mail: lads.ucdb@gmail.com. 

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.