Graduandos em Jornalismo participam de oficina sobre técnicas de redação e entrevista

15/03/2018 - 9:00 - Extensão

Fonte: Carine Ferrari

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Começou nesta quarta-feira (14), a oficina de “Técnicas de redação e entrevista jornalística” promovida pelo projeto de extensão Jornal Laboratorial “Em Foco”. A aula foi ministrada no Laboratório de Comunicação (Labcom) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e participaram cerca de dez acadêmicos de vários semestres do curso de Jornalismo.

Com o objetivo de preparar os novos acadêmicos para integrarem o projeto de extensão como produtores, repórteres e editores, a capacitação tem a duração de três semanas e será realizada toda quarta e quinta-feira.

Entre os professores que ministram a oficina, está a coordenadora do curso de Jornalismo, Me. Inara Silva, que ensina redação geral, técnica de entrevista e produção de pauta. Ela explica que esse momento é importante para que os alunos aprendam como funciona o projeto e saibam como trabalhar: “A ideia é formar os acadêmicos e extensionistas para produzirem com a gente, tanto no rádio, na TV ou no jornal impresso”.

Além de Inara, o professor Dr. Jacir Alfonso Zanatta ensina como escrever uma reportagem com base no conteúdo do livro “Estrutura da Notícia” escrito por Nilson Lage. A professora Me. Cláudia Ferreira também ministra a oficina e prepara os acadêmicos para a produção telejornalística.

O projeto de extensão tem como objetivo colocar em prática o conteúdo que os alunos aprendem em sala de aula. Segundo Inara, ter essa vivência do jornalismo ainda na graduação é fundamental para que se tornem bons profissionais: “É importante passar as técnicas de redação jornalística para os alunos, pois com isso eles saberão escrever tanto para o jornal, como para a multimídia. Ensinamos também algumas técnicas de entrevista, deixando-os preparados para a produção dos produtos e futuramente para o mercado de trabalho”.

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna