Gestantes e mães de recém-nascidos participam de Chá de Bençãos na UCDB

28/11/2019 - 8:00 - Extensão

Fonte: Carine Ferrari

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

O Projeto de Extensão Bem Gestar da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizou na terça-feira (26) o “Chá de bênçãos” – momento de cuidado com a gestante, utilizado para marcar o encerramento das atividades efetuadas no semestre. O encerramento contou com a presença de mães gestantes e daquelas que estão no período de puerpério (pós-parto).

Yoga, pintura no ventre e Shantala — tipo de massagem de origem indiana, que ajuda no relaxamento do bebê e aumenta o vínculo da criança com os pais e/ou cuidadores — foram as dinâmicas executadas pela professora e coordenadora do Bem Gestar, Márcia Rotta, e pela professora Eliny Salazar, que tiveram o auxílio dos extensionistas do projeto.

De acordo com a coordenadora, realizar essa confraternização é de extrema importância para que as mães que ainda estão em período gestacional possam se aconselhar com aquelas que já tiveram seus bebês. “Com esses encontros elas podem trocar informações sobre questões como plano de parto, como lidar com as cólicas dos bebês e as inseguranças que muitas vezes surgem nessa fase. Tudo isso tem como objetivo formar uma rede de apoio para as mulheres”.

Já a professora Eliny, que ministrou a aula de Yoga, comentou que a atividade é voltada para que as participantes do projeto se sintam empoderadas e aumentem o vínculo entre mãe e bebê. “Nesse momento, queremos deixar a marca da força que elas têm e da capacidade de que possuem de se ligar com os filhos. Para isso, fizemos meditação guiada utilizando musicoterapia e aromaterapia, além de utilizarmos uma coroa de alecrim, que tem um simbolismo e que é uma erva muito utilizada para o foco e concentração. Tudo para gerar um ambiente de aconchego e cuidado, para que na hora do parto elas se lembrem e se sintam tranquilas”.

O projeto Bem Gestar é totalmente gratuito e voltado para mulheres em qualquer período gestacional. Realizado na Clínica-Escola UCDB, os atendimentos são executados as terças e quintas-feiras, das 15h às 17h, e as sextas-feiras, das 7h30 às 9h30. Mais informações podem ser adquiridas por meio do telefone (67) 3312-3705.

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes