Extensionistas promovem oficina de educação ambiental para alunos do CEI

03/05/2019 - 13:00 - Extensão

Fonte: Carine Ferrari

Em atividade proposta pelos extensionistas, as crianças puderam ter contato com diferentes tipos de solos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Acadêmicos que integram o projeto de extensão Tecnologia Social em Recursos Hídricos e Saneamento (Techsan) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizaram uma oficina sobre educação ambiental voltada para os alunos do nível 1 e 2 do Centro de Educação Infantil São Domingos Sávio – CEI, localizado no campus Tamadaré.

Entre as atividades levadas pelos extensionistas esteve o teste de sedimentação. Sob orientação do coordenador do projeto Guilherme Cavazzana, os acadêmicos mostraram para as crianças, de forma lúdica, a diferença entre cada tipo de solo. Os pequenos puderam tocar na terra seca para perceber a textura de cada uma e distinguir características, além disso, conseguiram visualizar melhor a partir do momento em que a terra era colocada em um recipiente com água. Por fim, as crianças produziram uma escultura com argila, para aprenderem sobre a plasticidade e exercitarem a criatividade.

De acordo com a extensionista Mariane Martins Zem, do 5° semestre de Engenharia Civil, a experiência de levar conhecimento para os alunos foi positiva. “No começo foi muito difícil apresentar para crianças pequenas, mas depois foi se desenrolando e ficou bem legal brincar com elas. Foi basicamente uma educação ambiental lúdica onde deixamos de usar poluentes para usar algo natural (argila) para modelar ensinando-os a ser uma geração mais cuidadosa com o meio ambiente”, pontuou a futura engenheira civil.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.