Extensionistas ministram oficina de cultivo de hortaliças para crianças do Jardim Aeroporto

01/11/2019 - 16:00 - Extensão

Fonte: Carine Ferrari

Extensionistas da UCDB ensinaram técnicas de plantio de hortaliças para crianças no bairro Jardim Aeroporto

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Extensionistas e docentes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) que integram o projeto Horta-Escola ministraram uma oficina voltada para o cultivo de hortaliças e frutos para as crianças do bairro Jardim Aeroporto, em Campo Grande. A capacitação foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Albino Coimbra Filho.

Com o apoio do docente, Dr. Lucas Castro Torres, coordenador do projeto, e da professora Dra. Francilina Araújo Costa, os acadêmicos ensinaram para as crianças como fazer o plantio de hortaliças como couve, alface e rúcula, além de frutos como o tomate e a berinjela.  As crianças também aprenderam os cuidados necessários para o cultivo de cada alimento.

Segundo a coordenadora do Cras, Ângela Ferreira Gonçalves Costa, as ações do projeto Horta Escola auxiliam bastante no desenvolvimento dos meninos e meninas. “Essa ação envolve todas as crianças, onde elas aprendem sobre o solo, os benefícios de cada alimento, além de oportunizar a distribuição de verduras para os próprios alunos, que muitas vezes vivem em situações de vulnerabilidade”, esclareceu Ângela.

Além de beneficiar as crianças atendidas, ações como essa também proporciona para o acadêmico a prática da profissão. Para Igor Miranda Corrêa Cabalero, extensionista do projeto, a vivência proporcionada pelo Horta Escola é uma maneira de transmitir os conhecimentos adquirido nas aulas. “É muito importante a gente ter esse tipo de experiência fora da sala de aula, principalmente, porque, a partir desse contato, conseguimos ensinar as crianças e as pessoas mais velhas, além de aprendermos muito com todos”, declarou Igor.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.