Extensionistas ensinam alunos da UMI a fabricarem velas a partir de óleo de cozinha

11/04/2019 - 13:00 - Extensão

Fonte: Carine Ferrari

A extensionista Gleide Gama ministrou a oficina para os alunos da UMI

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Voltada para os alunos da Universidade da Melhor Idade (UMI) — programa de extensão da Universidade Católica Dom Bosco —, a II Oficina de Fabricação de Velas e Artesanatos foi promovida, nesta quarta-feira (10), pelos acadêmicos de Agronomia e de Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA) que integram o projeto “Educação ambiental em comunidades”.

Sob supervisão da professora Dra. Francilina Araújo Costa, a capacitação foi ministrada pela extensionista Gleide Gama e ensinou aos alunos como confeccionar velas artesanais a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha. “Foi uma forma de trazer a educação ambiental, pois, muitas vezes, o óleo é descartado de forma incorreta na natureza. Além disso, ao produzir as velas, a pessoa evita a poluição e ainda pode gerar uma renda extra”, comentou Francilina.

A atividade vem de encontro com a proposta do projeto que é passar para o público externo orientações a respeito de como conviver bem com o meio ambiente. “A gente trabalha com essas oficinas e palestras com o intuito de conscientizar a população em geral, para que acidentes como contaminação do solo, do lençol freático e o entupimento de encanamentos que atraem animais indesejados como ratos e baratas, não aconteça”, explicou Gleide.

Para a aluna da UMI Neusa Marinho, de 70 anos, a aula foi muito proveitosa e fez com que ela aprendesse um trabalho manual de baixo custo. “Foi muito bacana participar dessa oficina, tem muitos processos que são fáceis e outros que precisam de mais dedicação, mas foi interessante aprender pois eu não sabia os detalhezinhos da fabricação artesanal de velas. Todo conhecimento sempre é bem-vindo”, comemorou Neusa.

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.