Extensionistas da UCDB promovem ação de conscientização sobre a dengue na Casa Dom Bosco

16/05/2019 - 7:00 - Extensão

Fonte: Carine Ferrari

Crianças atendidas pela Casa Dom Bosco aprenderam a confeccionar uma "mosquitoeira" a partir de garrafas pet

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Com a epidemia de dengue presente em Mato Grosso do Sul e, principalmente em Campo Grande, o projeto de extensão “Educação ambiental em comunidades” da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveu uma ação de conscientização voltada para crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, que são atendidos pela Casa Dom Bosco — obra social que desenvolve atividades socioeducativas.

Para ensinar formas de combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor, não só da dengue, mas também da febre chikungunya e zika vírus, o professor da UCDB Dr. Lucas Castro explicou maneiras de impedir o inseto a se reproduzir, como manter o ambiente limpo e descartar corretamente objetos que possam acumular água. Durante a visita, as crianças e adolescentes também puderam aprender a confeccionar com garrafas pet uma armadilha capaz de coletar o mosquito.

“A ‘mosquitoeira’ tem capacidade de prender esses insetos e eliminar as fêmeas que posteriormente viriam nascer dentro das armadilhas, gerando assim a diminuição da população de Aedes aegypti”, esclareceu o professor Lucas. Durante a atividade, a coordenadora do projeto, Dra. Francilina Araújo Costa, também esteve presente junto com acadêmicos que integram a extensão e outros alunos que fazem parte do projeto “Vivências em Ciências Agrárias”.

De acordo com Francilina, a Casa Dom Bosco já havia sido visitada pelos professores e acadêmicos da Católica anteriormente. Em outra ação, o grupo levou aos participantes da obra social formas de cuidar do meio ambiente a partir do reaproveitamento de materiais. “Nós estamos construindo um parquinho com pneus usados, onde as crianças vão poder brincar e se divertir. Além disso, já realizamos uma oficina onde puderam aprender a confeccionar brinquedos com materiais recicláveis, como caixas de leite e garrafa PET”, pontuou a coordenadora.

O projeto de extensão “Educação ambiental em comunidades”, tem a proposta de trabalhar a educação e a preservação ambiental, além da reciclagem, com o intuito de promover a mudança de hábitos por parte da população e geração de renda. Mais informações podem ser obtidas por meio da Área de Programas e Projetos de Extensão da UCDB, basta ligar no número (67) 3312-3941.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.