Evento celebra legado deixado pelo historiador Antônio Brand

05/09/2018 - 10:30 - Extensão

Fonte: Silvia Tada

Debatedores destacaram a importância do homenageado para a cultura indígena

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

 

Em uma noite de homenagens, o Centro de Documentação Indígena (Cedoc) ligado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi) recebeu oficialmente o nome de Antônio Brand. Pesquisador de renome nacional, Brand foi o fundador do Cedoc e responsável por grande parte do acervo — considerado o maior em número de documentos relacionados aos povos indígenas no Brasil.  O evento foi uma atividade do projeto de extensão “Cedoc e a preservação do patrimônio histórico e cultural indígena no MS”.

Uma mesa-redonda mediada pela professora Dra. Adir Casaro Nascimento foi formada pelos convidados Me. Eliel Benites (UFGD), Dr. Levi Marques Pereira (UFGD), Dr. José Ribamar Bessa Freire (UniRio). Todos ressaltaram a importância de Brand para a cultura indigenista brasileira.

A professora de História Eva Ferreira conviveu com o homenageado durante muitos anos, trabalhando juntos no Neppi. “O professor Antônio Brand é responsável por tudo o que a gente conhece sobre a questão indígena em Mato Grosso do Sul. Ele inseriu na história de MS os indígenas que sempre foram invisibilizados pela historiografia, então esse é um dos grandes legados deixados por ele. E temos hoje, no Cedoc, mais de trinta anos de material acumulado das pesquisas. O professor era alguém que trabalhava muito articulado com docentes de outras universidades, então isso facilitou para que hoje nós tivéssemos essa gama de material e do NEPPI aqui em MS, aqui na UCDB e todo esse reconhecimento fora do Estado”.

O Centro de Documentação Indígena Antonio Brand possui cerca de cinco mil matérias de jornais impressos (regionais e nacionais), além de fotos, mapas, livros, revistas, documentos oficiais, entre outros. A coordenadora do Cedoc, Lenir Gomes Ximenes, destacou o trabalho feito no local: “Somente dedocumentos catalogados na nossa base de dados online são  12 mil. São materiais referentes às populações indígenas do Mato Grosso do sul, do Conesul, e que preenchem uma importante lacuna da nossa historiografia, porque por vezes alguns temas que são tratados nessa documentação, nesses materiais, acabam passando despercebidos ou invisíveis em outras bibliografias e em outras escritas”. Parte do acervo está disponível para consulta no site www.neppi.org. Pesquisadores também podem consultar pessoalmente o material.

Antonio Brand faleceu em 2012. Era professor da UCDB, foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) em Mato Grosso do Sul, no final da década de 1970, e secretário executivo da organização entre os anos 80 e 90. Em 1995, fundou o NEPPI. Era graduado em História pela Unisinos e doutor pela PUC-RS.