Em foco: Extensionistas fazem programa especial sobre projeto Vivencias em Cidadania

09/08/2019 - 11:00 - Extensão

Fonte: Marina Romualdo

Programa especial sobre o Vivencias em Cidadania foi realizado no Laboratório de Comunicação (Labcom) da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Na tarde dessa quarta-feira (7), extensionistas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) que integram o projeto “Em Foco” transmitiram ao vivo, por meio de uma live na página do curso no Facebook, um programa especial a respeito da terceira etapa da extensão “Vivências em Cidadania”, denominada “Operação Cuiabá”.

Na capital mato-grossense, uma equipe da UCDB formada por docentes e acadêmicos prestou assistência a 380 famílias atendidas pela casa salesiana “São Domingos Sávio” e pelo projeto “Sonha Brasil”. O grupo permaneceu no local por uma semana e trabalhou com a comunidade temas como boa convivência escolar, higiene pessoal e alimentar, alimentação saudável, planejamento familiar e infecções sexualmente transmissíveis.

Durante o programa, ao vivo, os extensionistas entrevistaram a professora Magyda Arabia Araji Dahroug Moussa. Ela foi uma das docentes que participou do projeto e falou sobre a experiência adquirida. “Quisemos proporcionar aos extensionistas o conhecimento sobre o trabalho comunitário e metodologias. Foi bem interessante, porque pudemos vivenciar um resultado maravilhoso a curto prazo”, pontuou Magyda.

Com a proposta de possibilitar novas vivencias e trocas de conhecimento, o “Vivencias em Cidadania” envolve os quatro pilares que regem a UCDB — ensino, pesquisa, extensão e pastoral — e oferece aos acadêmicos a oportunidade de propor soluções inovadoras para problemas enfrentados na região, como uma forma de contribuir para o desenvolvimento local.

Nesta terceira edição, um dos acadêmicos participantes foi Higor Cristaldo. O futuro farmacêutico comentou que o contato com as comunidades foi bastante emocionante. “No final das atividades percebemos que nossas metas tinham sido alcançadas. Além disso, fomos recebidos de forma muito acolhedora por todos”, comentou o extensionista.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.