DesignLab premia a melhor marca gráfica desenvolvida para o projeto

17/08/2018 - 9:00 - Extensão

Fonte: Marina Romualdo

Professor Gabriel Ferraciolli fez a entrega da premiação para o acadêmico Thiago Duarte

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

O DesignLab — projeto de extensão que envolve os cursos de Design, Fisioterapia e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) — realizou, na quarta-feira (15), a premiação do concurso voltado para selecionar a marca gráfica da extensão. Criado este ano, o projeto traz o slogan “Design com afeto” e foi exatamente esta ideia que as identidades visuais inscritas no concurso deveriam apresentar.

Thiago Duarte, de 18 anos, foi o campeão da disputa. Ele é acadêmico do 4º semestre de Design e ficou feliz por ter vencido, ainda mais, porque gosta bastante desta área de criação de marcas. “Não basta simplesmente fazer uma composição visual bonita, o prazeroso é quando a marca tem um significado, quando ela carrega algo em si. Acho atraente quando vejo marcas que podem ser explicadas, pois fazem sentido, acho que todas elas deveriam ter isso”, concluiu o acadêmico.

Segundo o coordenador do DesignLab, professor José Francisco Sarmento, a partir da definição da marca gráfica pretende-se difundir a extensão em meio a comunidade acadêmica: “A realização do concurso foi a primeira estratégia que adotamos para dar visibilidade ao projeto, agora vamos utilizar essa identidade visual para começar uma campanha dentro da Universidade”.

Conheça o projeto

Voltado para o conceito de “design social” que aplica a ideia de auxiliar no desenvolvimento de comunidades e no aumento da qualidade de vida das pessoas, o projeto DesignLab atua na Clínica-Escola da UCDB com o propósito de desenvolver objetos que possam melhorar a realidade dos pacientes, além de atender Organizações Não Governamentais (Ongs).

“Vamos usar o design para construir objetos, ferramentas e também produzir a comunicação visual de Ongs em Campo Grande. O intuito é sair do eixo ‘fashion design’, resgatar a origem da profissão e ajudar a resolver o problema das pessoas”, esclareceu José Francisco.

Além do curso Design, o projeto também envolve a área de Fisioterapia, coordenada pelo professor Carlos Alberto Eloy Tavares, que vem para dar suporte às pessoas com deficiência e também o campo da Publicidade e Propaganda, responsável por auxiliar no desenvolvimento da identidade visual das Ongs e na divulgação do projeto — trabalho gerenciado pelo docente Gabriel Ferraciolli.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.