Alunos participam da primeira edição Dia de Saúde Pública na UCDB

10/06/2019 - 13:00 - Extensão

Fonte: Gilmar Hernandes e Carine Ferrari

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Alunos das Escolas Municipais Elizabel Maria Gomes Sales (no bairro Santa Luzia) e Elpídio Reis (Mata do Jacinto) participaram, na sexta-feira (7), do Dia de Saúde Pública, ação que integra o projeto de extensão “Saúde Pública em Ação e Extensão”, envolvendo 50 acadêmicos dos cursos de Biologia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Medicina Veterinária, Biomedicina, Serviço Social e Pedagogia.

“Nosso maior objetivo foi trazer os alunos da rede municipal de ensino para terem contato com uma realidade diferente aqui no campus. Quisemos oportunizar a vivência da universidade como um grande laboratório de ciências, além de dar a chance para que esses estudantes tenham acesso às estruturas da UCDB voltadas para a pesquisa”, explicou a coordenadora do projeto, Magyda Arabia Araji Dahroug Moussa.

Ela destacou ainda que os alunos passaram pelo Hospital Veterinário, pelo laboratório de animais silvestres e pelo Biotério, quando aprenderam sobre conservação e manejo de répteis. Além disso, durante as visitas, eles receberam informações sobre como combater o mosquito da dengue, hábitos de higiene alimentar e técnicas de primeiros socorros. Eles também participaram de uma aula de dança, com os acadêmicos de Educação Física, e lancharam no Pátio UCDB. A expectativa é que a cada sexta-feira alunos de duas escolas visitem a estrutura da Instituição, uma em cada período.    

Para o professor do laboratório de ciências da Escola Municipal Elpídio Reis, Mauro Vinícius, a visita foi muito importante, principalmente, pelo fato dos alunos terem aprendido mais sobre o meio ambiente. “Com essas palestras, as crianças puderam saber mais sobre a necessidade de cuidar dos animais e do ambiente em que vivemos e todas essas informações vão contribuir não só no para o desempenho deles durante as aulas, mas também para que se tornem adultos conscientes dos impactos que geram no meio em que vivem”, pontuou o docente.

Mais informações sobre o “Saúde Pública em Ação e Extensão” podem ser obtidas por meio da Área de Programas e Projetos de Extensão da UCDB, basta ligar no número (67) 3312-3758.