Acadêmicos selecionados pelo Vivências de Cidadania desenvolvem atividades em Corumbá

06/10/2017 - 7:00 - Extensão

Fonte: Bruna Meneghel

Estudantes e professores partiram para Corumbá nesta sexta-feira pela manhã

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Hoje (6), acadêmicos de diversos cursos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) selecionados para participar do projeto Vivências de Cidadania seguem viagem para Corumbá (MS), onde se encontrarão com o um grupo do Colégio Salesiano Santa Teresa.

Com o intuito de unir o ensino e a extensão, o projeto multidisciplinar faz com que os conhecimentos obtidos pelos alunos em sala de aula seja utilizado em benefício das comunidades locais. Os participantes desenvolverão atividades em vários campos do conhecimento como Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Enfermagem, Pedagogia e Letras.

Na Cidade Branca, serão feitas ações, principalmente, de orientação à comunidade como a importância de reutilizar materiais recicláveis, informações sobre aterro sanitário e atendimento às crianças carentes e produtores rurais. “É muito gratificante estar envolvida em um projeto que faz bem ao próximo. No meu caso, vou ensinar os produtores de laticínios a higienizar o animal de forma correta, algo importante para prevenir doenças como a mastite”, pontuou a acadêmica de Medicina Veterinária, Sarah Makimoto.

Além de ajudar a comunidade, executar o conteúdo aprendido na Universidade também auxilia os acadêmicos a se prepararem para o mercado de trabalho. “Ser voluntariado de um projeto como o Vivências e Experiências é maravilhoso. Esta capacitação profissional me enriquece como pessoa, pois estarei ajudando comunidades a desempenhar funções rotineiras da melhor maneira possível”, pontuou o acadêmico do 4º semestre de Agronomia, Maurício Castellano.

Para participar do projeto, os acadêmicos passaram por uma preparação. Vários encontros foram realizados para que o grupo selecionado pudesse aprender a trabalhar em conjunto. Uma das oficinas foi ministrada pela professora de Pedagogia Ana Paula Zaikievicz, com o tema “Cooperar”. “Ensinei os acadêmicos a confeccionarem brinquedos a partir de materiais recicláveis, pois a reutilização destes objetos pode trazer alegria para as crianças de Corumbá, desenvolver brincadeiras é uma forma didático pedagógica de estimular a imaginação”, esclareceu Ana Paula. 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.