Acadêmicos extensionistas fazem parquinho com pneus para crianças

03/12/2019 - 10:00 - Extensão

Fonte: Carine Ferrari

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

 

Extensionistas do projeto de extensão Educação Ambiental em Comunidade da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizaram durante a semana passada, a entrega de um parquinho feito com pneus para as crianças da ação social Casa Dom Bosco, promovendo a recreação e também levar o ensino a partir da reciclagem de materiais.

A coordenadora do projeto, professora Dra. Francilina Araújo Costa, comentou que a ação partiu do princípio de demonstrar as crianças sobre as possibilidades do que dá para produzir a partir de materiais recicláveis. “Nós podemos reaproveitar a maioria dos materiais que são descartados no ambiente de forma incorreta e mostrar para essas crianças, de que podemos utiliza-los de diferentes formas, seja na produção de brinquedos ou de hortas, já é um grande passo para a conscientização e quem sabe também na futura diminuição do impacto ambiental”.

A docente ainda destaca as problemáticas que podem ser causadas pelo descarte incorreto de pneus. “Os pneus quando são descartados de forma irregular no meio ambiente, se tornam um grande problema por conta das suas propriedades químicas, que dificultam a sua decomposição. Além disso, esse descarte pode acabar causando doenças como a dengue por ser um local apropriado para a procriação do inseto vetor da enfermidade”.

Para o coordenador da Casa Dom Bosco, Antônio Júlo Desmarest, o projeto da UCDB contribuiu para conscientiza as crianças da importância de cuidar do meio ambiente. “A atividade, além de ser educativa, despertou a consciência da reutilização de materiais e posso dizer com propriedade que a partir dessas oficinas e com o parquinho de pneus, nossas crianças vão pensar duas vezes na hora de escolher suas ações. Sempre pensando no meio ambiente”.

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes