Acadêmicos e professoras da UCDB visitam comunidades carentes em Corumbá

09/10/2017 - 11:00 - Extensão

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Acadêmicos de vários cursos da Universidade Católica Dom Bosco e duas professoras estão em Corumbá (MS) desenvolvendo atividades do Projeto Vivências de Cidadania, em parceria com o Colégio Santa Teresa. As visitas acontecem até a próxima sexta-feira (13) em comunidades que trabalham no lixão, em assentamentos, além de comunidades urbanas.

“Estamos levando para a comunidade os conhecimentos que são produzidos na Universidade para melhorar a qualidade de vida deles, pois um dos objetivos da Instituição é colaborar com a comunidade, por meio de informação e melhora da sociedade”, explicou a coordenadora pedagógica do CEI e professora de Pedagogia, Ana Paula Zaikievicz.

Os acadêmicos de Enfermagem, supervisionados pela coordenadora do curso, Débora Cardozo Bonfim Carbone, vão fazer diversas avaliações em saúde. “Estamos informando sobre primeiros socorros, saúde da mulher, saúde da criança, avaliando peso, estatura, carteira de vacinação, orientar como evitar acidentes com animais peçonhentos, entre outros”, destacou a professora.

Além de beneficiar as comunidades carentes, os alunos também adquirem experiências para levar para a vida profissional. “A gente está aplicando tudo o que aprendemos em sala de aula, na prática por meio dos estágios, no cotidiano dessas pessoas mais necessitadas. Esperamos influenciar de certa forma na vida das pessoas, para que possam ter hábitos de vidas saudáveis”, contou a acadêmica do 10º semestre de Enfermagem Daiane Kelly Quevedo Bispo.

Estão participando do projeto estudantes de Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Enfermagem, Pedagogia, Agronomia e Letras, além de integrante de Pastoral.  Eles passaram por oficinas para se preparem para a ocasião e trabalharem em conjunto.