Acadêmicos de ESA da UCDB ministram oficina de compostagem

26/11/2019 - 10:00 - Extensão

Fonte: Carine Ferrari

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Acadêmicos do 6° semestre do curso de Engenharia Sanitária Ambiental (ESA), em parceria com os extensionistas do projeto de extensão Horta Escola, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizaram oficina de compostagem para os professores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Valéria Lopes da Silva, para moradores do bairro Vila Popular e indígenas, de etnia Terena. 

De acordo com a professora Dra. Francilina Araújo Costa, essa é uma das áreas que os acadêmicos irão atuar como engenheiros ambientais. “A ação teve como objetivo ensinar aos participantes sobre a criação de uma composteira doméstica, escolhida pelos acadêmicos por ser um processo que envolve a participação dos microrganismos, em busca de benefícios e resoluções de problemas da área ambiental”, explica.

Para a acadêmica Izabella do Carmo Amaral, a execução do projeto foi muito gratificante, já que pode compartilhar os conhecimentos que adquiriu em teoria durante as aulas. “Fiquei muito feliz em ver que eles se interessaram pelo assunto e que vão passar para frente as técnicas que os ensinamos. Hoje em dia um dos maiores problemas é a produção exagerada de lixo, que nós mesmos descartamos de maneira incorreta, e que na maioria é composto por resíduos orgânicos, que podem sim serem reutilizados de forma limpa e sustentável, gerando benefícios ambientais e econômicos”.

Conforme a coordenadora do CRAS, Selma Kellys Alves da Costa, a ação contribuiu para com que a comunidade se qualificasse na produção de suas próprias hortas. “Vemos que hoje a população possui o interesse de cultivar seus próprios alimentos dentro de casa, e com a oficina, que fez a utilização de materiais, fica mais fácil com que a comunidade melhorasse a qualidade de suas produções, que muitas vezes ajudam na capitação de uma renda extra”.

Já para Cláudio Pereira Godoy, responsável por cuidar da horta do CRAS, a qualificação oferecida pelos acadêmicos da Católica possibilitou que aprimorasse técnicas de cultivo. “A aula foi muito boa, pude tirar dúvidas de algumas coisas que antes eu não tinha certeza se estava fazendo certo. Eu não utilizava o adubo produzido pela compostagem, pois não tinha esse conhecimento, e agora tenho a visão dos benefícios dessa técnica”, explicou Cláudio.

Para saber mais sobre o curso de Engenharia Ambiental e do projeto de extensão Horta Escola, basta entrar em contato pelos telefones (67) 3312- 3425 e 3312-3324.

 

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes