Tem início as aulas práticas da especialização em Psiquiatria e Saúde Mental com ênfase em Humanidades Médicas

05/02/2020 - 10:00 - Especialização

Fonte: Natalie Malulei

No primeiro contato com a Clínica-Escola de Psicologia da UCDB, foram discutidas temáticas preparatórias para a prática

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Especialização

Começaram neste mês as aulas práticas do curso de especialização em “Psiquiatria e Saúde Mental com ênfase em Humanidades Médicas”. A pós-graduação  oferecida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) é inédita em Mato Grosso do Sul e, após um ano de conteúdo teórico, permite que os médicos possam exercitar o conhecimento adquirido em um ambiente multidisciplinar e integrado a outras áreas do conhecimento.

Na Clínica-Escola de Psicologia, localizada no campus Tamandaré, os profissionais que integram a especialização irão fazer atendimentos uma vez por mês com o foco nos pacientes que já estão cadastrados ou já recebem suporte psicológico. “Os alunos vão atender em trios com a presença de um médico psiquiatra (supervisor) e terão acesso a prontuários informatizados exibidos por um software adquirido pela UCDB para aperfeiçoar e otimizar as consultas”, esclareceu a coordenadora da especialização, Dra. Eveli Freire de Vasconcelos.

Na última sexta-feira (31), os médicos tiveram o primeiro contato com o ambiente antes do início dos atendimentos. Os pós-graduandos conheceram a estrutura oferecida pela UCDB e também estiveram na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Bairro Jardim Seminário, que fica no mesmo complexo que a Clínica-Escola. Na mesma data, o grupo também conheceu e discutiu algumas temáticas preparatórias para a prática: “Quem são nossos pacientes e os procedimentos de triagem psicológica”; “Ações coletivas: Deixando um legado em saúde mental às instituições”; “Dimensões legais e clínicas de prescrição de medicamentos em pacientes com transtorno mentais” e, por fim, foi apresentado o “Roteiro de Observação Clínica” que será utilizado nos atendimentos.

Segundo a pós-graduanda Deborah Pinaffi, formada em Enfermagem e Medicina, a UCDB oferece toda a estrutura necessária para uma formação de qualidade. De acordo com a aluna, os conhecimentos obtidos na Católica farão grande diferença na maneira como ela atua enquanto profissional: “Eu faço parte do programa ‘Mais médicos’ e trabalho em Paraguaçu, em Minas Gerais. Mesmo distante, faço questão de vir até Campo Grande para fazer a especialização, porque como sou médica da família e acompanho o paciente por completo é importante poder examiná-lo fisicamente e psiquicamente. Estou muito feliz e realizada por estar aqui”, declarou Deborah.