Rede Pró-Centro-Oeste lança edital para doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade

30/01/2015 - 7:00 - Editais

Fonte: Edyelk dos Santos

UCDB é uma das dez instituições que fazem parte do programa

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Editais

 

O curso de doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste está com inscrições abertas para novos alunos. Os interessados devem se inscrever no site http://redeprocentrooeste.org.br, preencher o formulário e anexar documento com o projeto de tese, curriculum vitae (modelo Lattes), entre outros, conforme consta no edital, até o dia 18 de fevereiro.

Formar doutores aptos a desempenharem atividades de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, tais como a geração de novos produtos, planejamento, controle de processos biológicos, assessoria, regulamentação e fiscalização, ou qualquer outra atividade em que a biotecnologia tenha papel relevante são os objetivos do doutorado.

Dez instituições da região Centro-Oeste e do Distrito Federal fazem parte da Rede: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

No total, são 60 vagas disponíveis, sendo 13 para o Distrito Federal, 17 para Goiás, dez para Mato Grosso e 20 para Mato Grosso do Sul, distribuídas conforme o número de orientadores credenciados.

O curso de doutorado do PPGBB será oferecido na Área de Concentração Biotecnologia e Biodiversidade com as seguintes linhas de pesquisas: Ciência, tecnologia e inovação para sustentabilidade da região Centro-Oeste; Bioeconomia e conservação dos recursos naturais; e Desenvolvimento de produtos, processos e serviços biotecnológicos.

O processo seletivo será dividido em quatro etapas. A primeira é a avaliação do projeto de tese (peso 3), seguida do exame de suficiência em inglês (peso 2), exame oral (peso 2) e, por fim, a análise do currículo (peso 3). O resultado final deve ser divulgado no dia 27 de fevereiro, já a matrícula poderá ser feita a partir do dia 3 de março até o dia 11.

As disciplinas acontecem semestralmente no formato de módulos condensados conforme foi divulgado no edital. Os alunos poderão cursar disciplinas em quaisquer IES que fizerem parte da Rede Pró-Centro-Oeste. Os recursos financeiros serão providos pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos três estados e do DF e pela Capes, mediante acordo celebrado entre todas as organizações. Da mesma forma, orientadores de quaisquer IES da Rede poderão ministrar disciplinas em outras IES, a fim de promover o intercâmbio de competências dentro do Programa.

Mais informações sobre o curso de doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste podem ser obtidos pelo site http://redeprocentrooeste.org.br.