Museu das Culturas Dom Bosco lança vídeos nas redes sociais

22/07/2020 - 11:00 - Cultura

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura

O Museu das Cultura de Dom Bosco da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) está produzindo uma série de vídeos nas redes sociais(Facebook e YouTube) mostrando um pouco do acervo que tem apresentado ao longo dos 69 anos de existência. O trabalho é realizado pela equipe do Laboratório de Comunicação (Labcom) da UCDB.

“Ainda estamos fechados para atendimento ao público devido a pandemia da Covid-19. Para minimizar esse isolamento social estamos produzindo uma série de vídeos retratando um pouco da história do Museu das Culturas Dom Bosco, dos personagens e do rico acervo”, destacou o coordenador do Museu, Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. 

E neste primeiro episódio, o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, conta como o museu surgiu. “A ideia do museu remonta ao ano de 1948, quando o Pe. Félix Zavattaro teve a ideia de materializar e preservar as culturas dos povos indígena com os quais os salesianos trabalhavam. Então, no dia 27 de outubro de 1951, lá no Colégio Dom Bosco, ele inaugurou o Museu Regional Dom Bosco. Grande parte da população de Campo Grande o conheceu quando funcionava em frente à Praça do Rádio Clube. Após um convênio com o Governo do Estado, em 24 de agosto de 2009, o museu foi inaugurado oficialmente no Parque das Nações Indígenas. É um acervo maravilhoso, incalculável, de um valor que realmente a gente não faz ideia”, conta Pe. José Marinoni.

No Museu das Culturas Dom Bosco é possível conhecer zunidores da etnia Bororo, totens utilizados no ritual Kuarup, cerâmicas  e milhares de outras peças de diversas etnias indígenas do Centro-Oeste e da Amazônia. O acervo de minerais, fósseis e animais taxidermizados (empalhados) da fauna brasileira, em especial do Cerrado, como onça-parda, tamanduá-bandeira, lobo-guará, jacaré, jiboia, pirarucu e casal de emas são outros atrativos do local.

O Museu das Culturas Dom Bosco está localizado na Avenida Afonso Pena, 7000, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Mais informações no site www.mcdb.org.br.