Destaque na nota da UCDB no RUF 2018, internacionalização cresce e beneficia acadêmicos

04/10/2018 - 7:00 - Cooperação Internacional

Fonte: Silvia Tada

UCDB sediou recentemente encontro das IUS com presença de representantes de 12 países

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cooperação Internacional

Melhor quesito da Universidade Católica Dom Bosco no Ranking Universitário Folha (RUF 2018), a “Internacionalização” tem possibilitado intercâmbio cada vez maior em pesquisas, mobilidade e parcerias. Pelo levantamento do Datafolha divulgado nessa semana, a Católica de MS ocupa a 88ª posição no Brasil neste item. A nota geral da Instituição foi 46,99, que a classificou em 97º lugar — confirmando-a como a melhor universidade particular de Mato Grosso do Sul e a terceira melhor levando-se em conta as instituições públicas. Em âmbito nacional, o número classifica a Católica entre as 100 melhores do País.

Atualmente, são mais de 200 instituições internacionais com acordos em andamento com a UCDB — um número crescente, de acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho. “A partir de 2013, tiveram inícios os trabalhos da Área de Relações Internacionais da UCDB, que atua na estruturação dos convênios e sistematização dos acordos. Esse suporte garante que os trabalhos sejam realizados formalmente, com a captação de recursos, quando necessário, e apoio aos nosso pesquisadores”, ressaltou.

Outro ponto importante é o intercâmbio possibilitados pelos convênios. “Temos recebido muitos professores de outros países para palestras, para cursos e toda a comunidade ganha com isso. Outro ponto de destaque é a participação da UCDB em grandes redes, como a Oducal [Organização de Universidades Católicas da América Latina e Caribe] e a IUS [Instituições Salesianas de Ensino Superior]. Isso aumenta bastante as chances de desenvolvimento de pesquisas conjuntas”, acrescentou Cristiano.

RUF2018

Dos cinco pontos avaliados no RUF 2018, a UCDB evoluiu nos quesitos pesquisa (115ª para 110º), ensino (116º para 106º), mercado (73º para 71º) e, principalmente, na internacionalização, que passou da 151ª posição para 88ª melhor do Brasil. O RUF (ruf.folha.uol.com.br) é um ranking nacional que, desde 2015, analisa dados das instituições de ensino superior do País. O levantamento é feito pelo Datafolha e divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL.

“A nossa visão institucional, que é estar entre as 100 melhores universidades do Brasil, já foi alcançada. Essa meta era para 2022 e é uma grata satisfação vermos que já atingimos esse patamar graças ao desempenho de toda comunidade acadêmica”, destacou o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos.

Os cursos de graduação também são analisados individualmente. A UCDB lista com sete cursos na primeira colocação em Mato Grosso do Sul (Computação, Comunicação, Direito, Engenharias Mecânica e Controle e Automação, Psicologia e Serviço Social) e mais dez cursos em segundo lugar no Estado (Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Design, Educação Física, Engenharia Elétrica, Filosofia, Letras, Nutrição e Pedagogia).