ARTIGO: Exposição excessiva às mídias durante a pandemia e seus impactos na saúde mental

14/10/2020 - 7:30 - Artigo

Fonte: Artigo escrito pelo acadêmico do 10º semestre de Psicologia da UCDB, Edson Ferreira Lima Junior

Acadêmico de Psicologia da UCDB, Edson Ferreira Lima Junior

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Artigo

Em virtude da emergência global provocada pela pandemia de coronavírus, jornais de grande circulação, programas televisivos em geral e as mídias digitais e sociais têm veiculado, diariamente, uma profusão de notícias, informações e casos relacionados ao momento em que vivemos.

A despeito da importância de nos mantermos informados e atualizados sobre o contexto pandêmico e a disseminação do vírus, uma ameaça não-intencional decorrente da ampla cobertura midiática passou a despertar preocupação: o sofrimento psicológico resultante da exposição frequente às mídias e às notícias negativas e perturbadoras durante a pandemia. Esse fenômeno, aliado aos efeitos negativos do isolamento social à saúde mental, tem implicações que podem produzir não só sofrimento imediato para pessoas que já estão enfrentando problemas econômicos e sociais sem precedentes, mas também ameaçar a estabilidade física e psicológica ao longo do tempo.

Em razão das recomendações e exigências de isolamento social, muitas pessoas, confinadas em seus lares, têm passado mais tempo em frente à TV e principalmente a utilizar mais as mídias digitais e sociais. Embora estas últimas possam proporcionar efeitos benéficos ao bem-estar dos indivíduos, e que neste contexto possam ser importantes aliados no alívio de problemas resultantes das restrições de contato pessoal permitindo a interação com outras pessoas, este é apenas um lado da moeda. Nestas plataformas, sabe-se, o fluxo de publicações é particularmente intenso, e nem sempre as informações e notícias que se apresentam são confiáveis ou facilmente verificáveis, observando-se muitas vezes, em contrário, uma sobrecarga de informações questionáveis e massiva desinformação.

Em um artigo publicado na Health Psychology, revisando estudos produzidos nas últimas décadas sobre o impacto da exposição às mídias durante eventos traumáticos, desastres naturais e surtos de outras doenças virais como o Ebola e a H1N1, pesquisadoras revelam que a ampla cobertura midiática de uma crise coletiva, como a pandemia do coronavírus, tem grande potencial para amplificar o sofrimento psicológico dos indivíduos a curto e a longo prazo.

As pesquisadoras comentam que ampla utilização destas mídias e o estendal de informações duvidosas e negativas nestes ambientes podem deixar as pessoas frequentemente confusas e produzir maior preocupação, agravando a sensação de ameaça e potencializando efeitos psicológicos negativos no público exposto.

Em material publicado na revista Jama Psychiatry, pesquisadores reforçam os potenciais problemas que a exposição às mídias durante a pandemia pode gerar, alertando, para além do mencionado, que o consumo frequente, mesmo indireto, de notícias negativas ou perturbadoras envolvendo a pandemia nas mídias, pode incitar não só reações indesejáveis consideradas comuns, mas uma ampla gama de sintomas psicopatológicos.

Em um estudo publicado na European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience e outro publicado na revista Plos One, pesquisadores também endossam o alerta. Investigando as associações entre a exposição frequente às mídias e problemas psicológicos durante a atual pandemia, reafirmam que a amplificação do sofrimento resultante da alta exposição pode se manifestar de diversas formas, sendo as mais comuns a intensificação de sintomas de estresse, ansiedade e depressão, que podem atingir com maior probabilidade as pessoas com maior grau de exposição às mídias em comparação àqueles que a elas dedicam menor tempo de uso.

Embora acompanhar notícias e informações em tempo real possa nos fornecer alguma sensação de controle — que tanto ansiamos —, a exposição continuada e muito frequente ao grande contingente de notícias e informações não representa, necessariamente, que estamos mais bem informados.

Conscientes desses problemas, bem como da superabundância de informações compartilhadas, algumas precisas e outras não, e da dificuldade que isso possa representar para as pessoas à procura de esclarecimentos confiáveis, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e outras organizações internacionais têm recomendado que as pessoas limitem o tempo de exposição às mídias ou façam uso moderado e mais saudável destas plataformas no momento, reservando momentos específicos para elas, bem como dar primazia para a busca de informações em fontes de credibilidade, preferencialmente de autoridades de saúde e organizações competentes, a fim de reduzir os possíveis impactos do excesso de exposição à saúde mental.