ARTIGO: Brasil é um país de empreendedores. E isso é uma má notícia

06/12/2019 - 8:00 - Artigo

Fonte: artigo escrito por Leandro Tortosa, coordenador do curso de Administração da UCDB

Leandro Tortosa, coordenador do curso de Administração da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Artigo

Antes que os “gurus” do empreendedorismo venham me apedrejar, eu explico o título deste artigo. Durante muitos anos, o Brasil viveu absurdas taxas de inflação. Durante os 15 anos que antecederam o Plano Real, para você ter uma ideia, o índice oficial acumulou surreais 13.300.000.000.000%. Isso mesmo, 13,3 trilhões por cento. Significa que a população ficou mais pobre, desabastecida com gôndolas de supermercado vazias e racionamento de combustível, leite e carne. Se você não sabe o que é uma máquina de remarcar preços, considere-se uma pessoa de sorte.

Este cenário de país em guerra começou a mudar em 1 de julho de 1994, com o nascimento do Real. A moeda que nos é familiar nos dias de hoje veio para solucionar o problema da perda do valor do dinheiro. E, para que o Plano pegasse, precisamos amargar reformas profundas, como o regime de flutuação cambial – é o câmbio dançando conforme a música –, a Responsabilidade Fiscal – gestor que não cuida do dinheiro público pode ir em cana ou perder o cargo –, e o Regime de Metas de Inflação. Este último pegou pesado, pagando grandes taxas de juros como um remédio amargo para controlar o aumento de preços. Mas, com forte efeito colateral no consumo, na produção e no emprego.

O significado disso, todos conhecemos: a economia andou devagar durante todos estes 25 anos, ora crescendo um pouco quando os chineses compraram nossas commodities, ora encolhendo quando adotamos políticas econômicas erradas. O fato é que o desemprego cresceu no período e não dá sinais consistentes de melhora. E o que as pessoas que perderam o emprego deveriam fazer para continuar honrando seus compromissos, sustentar suas famílias e sobreviver? Se não havia empregos disponíveis, não havia outra saída: a solução estava em empreender.

Empreender do modo correto demanda estudo do mercado, análise da concorrência, negociação com fornecedores, conhecimento das estruturas de governo e muito mais. Nada disso é possível para quem foi pego de surpresa e teve que se virar para continuar pagando as contas. Esse é o fator que leva o Brasil a ser número 1 em novos empreendimentos no mundo. Só que também ocupamos a primeira posição no fechamento prematuro de novos negócios, já que empreender naturalmente exige certo preparo.

Se você está desanimado com o que leu até agora, preciso lhe falar da boa notícia: as coisas não estão perdidas. Aliás, há vagas! E muitas. E que pagam muito bem. E que oferecem boas perspectivas de carreira. A única exigência que o mercado faz é algo bastante trivial: basta que você seja o melhor. Quer dizer, o trabalhador mais completo, mais resiliente, com maior inteligência emocional, mais cooperativo, mais engajado e mais feliz! Você precisa se construir como profissional de vanguarda e alinhado a um cenário de intensa competição. Agora, o que vai surpreender a você é o seguinte: as pessoas sabem disso. E não conseguem pôr este plano em prática por diversos motivos. Motivos legítimos, diga-se.

Para esse mundo (aparentemente) de poucos, a porta de entrada é a graduação no ensino superior. É nessa fase que você aprende lições, troca experiências, conhece gente, interage com mestres que começaram antes a caminhada... e é onde você molda seus comportamentos e atitudes que no final distinguirão você dos demais profissionais. Aproveite esse momento. Viva-o com intensidade. Construa relações positivas. Tenha curiosidade e, acima de tudo aprenda. O mercado tem espaço. Mas não é o mesmo para todos.

*artigo escrito por Leandro Tortosa, coordenador do curso de Administração da UCDB