O fundador, o pai, o mestre: Dom Bosco

Dom Bosco, movido pelo Espírito Santo, teve a certeza de ser chamado por Deus a uma missão singular em favor dos jovens pobres.
“Sinais do alto, hábitos naturais, conselhos de pessoas prudentes, discernimento pessoal, circunstâncias que se sobrepunham providencialmente, convenceram-no de que Deus o enriquecia com dons singulares e lhe pedia para meus pobres jovens” (Memórias do Oratório de São Francisco de Sales).
Ele percebeu que a finalidade original da sua missão era revelar o amor de Deus aos jovens pobres. Instituiu também os princípios de um estilo pastoral adequado a essa finalidade: o estilo do Bom Pastor.


Dom Bosco continua vivo através das ações pastorais

 O Plano de Ação Pastoral*, elaborado anualmente em conformidade com o projeto inspetorial para as instituições de educação superior e com as necessidades específicas da UCDB, foi repassado aos coordenadores dos diferentes cursos e aos responsáveis de setores, querendo com esse gesto lembrar que todos os profissionais da casa participam do processo educativo-pastoral.

 Portanto, quando se fala em “pastoral”, temos presente, bem antes da concepção de uma área, uma atitude de compromisso e de solidariedade de cada colaborador.

*Você pode acessar o Plano de Pastoral no menu a sua esquerda.


Sistema preventivo de Dom Bosco: fonte e inspiração

 A missão e o projeto de vida de Dom Bosco, partilhados pela Família Salesiana (FS), exprimem, num estilo de vida e de ação, o espírito salesiano centrado na caridade pastoral, caracterizada pelo dinamismo juvenil que se manifesta muito forte em Dom Bosco e nas origens da nossa família.

 Essa experiência dispõe-nos a acolher a Deus nos jovens, convencidos de que neles Deus nos oferece a graça do encontro com Ele e nos chama a servi-lo neles, reconhecendo a sua dignidade, renovando a confiança em seus recursos de bondade e educando-os à plenitude.