Extensão

Indique a um amigo

Programas e Projetos de Extensão

A Universidade é um espaço de socialização do conhecimento, que constrói sua identidade e se viabiliza no seu projeto político-pedagógico e também é espaço de construção histórica das relações sociais frente à realidade na qual se apresentam questões expressivas da sociedade. Por isso, o compromisso social dessa instituição torna-se importante tema de reflexão. 

Partindo dessa premissa cabe à UCDB, como uma Instituição de Ensino Superior Confessional e Comunitária, promove ações extensionistas de cunho social contribuindo para a formação acadêmica, privilegiando o diálogo e a construção do conhecimento visando construir respostas às demandas apresentadas pela realidade social. Essa articulação entre universidade e sociedade permite ganhos tanto para comunidade acadêmica quanto para sociedade. 

A Extensão Universitária responde à interação entre a Universidade e a sociedade. As ações devem estar em consonância com o tempo presente e articulada com o mundo atual. 

Ao atuar nos programas e projetos de extensão o acadêmico vivencia  a articulação entre universidade e sociedade. É uma forma de produzir e/ou reconstruir o conhecimento adquirido em sala de aula, compartilhando-o com a sociedade. Para o docente, possibilita o aprimoramento profissional, contribuindo na constituição de uma universidade comprometida com sua missão social de formar não apenas excelentes profissionais, mas cidadãos comprometidos com a sociedade na qual estão inseridos. Assim, a extensão contribui para a construção de pessoas humanizadas, comprometidas com o mundo da vida, com posturas éticas relevantes e consistentes. 

O compromisso de produzir conhecimento e atender a comunidade é reforçado na UCDB com a realização de ações por meio de programas e projetos de extensão, que estão organizados por áreas temáticas. 

Atualmente são 27 Projetos de Extensão desenvolvem ações nas áreas de saúde, comunicação, meio ambiente, educação, cultura, trabalho e tecnologia e produção com 67 professores e aproximadamente 390 acadêmicos extensionistas envolvidos. 

No ano de 2017 foram mais de 55.000 atendimentos diretos e mais de 600.000 pessoas atingidas indiretamente entre crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e comunidade do entorno da UCDB  por meio de parcerias e eventos diversos com organizações não governamentais, órgão públicos municipais, estaduais e federais. 

O Setor de Programas e Projetos de Extensão funciona no Bloco Administrativo na UCDB, atendendo de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 12h e das 13h às 17:30h.