Analisar e debater a educação enquanto direito social, sua universalização e a materialização desse direito, por meio de políticas para a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), a Educação Superior e as modalidades de ensino.
Objetivos específicos:
- Possibilitar espaços de apresentação e discussão dos resultados (parciais e finais) de pesquisas em educação, assim como de relato de experiências no campo educacional da região Centro-Oeste;
- Fomentar a troca de experiências entre pesquisadores, professores da educação básica, gestores escolares, acadêmicos, professores da educação superior e demais profissionais da educação;
- Ampliar a articulação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da UCDB, como as Licenciaturas, especialmente os cursos de Pedagogia e Letras;
- Fortalecer o intercâmbio entre os Programas de Pós-Graduação em Educação de Mato Grosso do Sul;
- Fortalecer o intercâmbio entre os grupos de pesquisa vinculados aos Programas de Pós-Graduação de Educação de Mato Grosso do Sul com outros grupos da Região Centro-Oeste e do País;
- Ampliar e fortalecer o diálogo dos programas de Pós-Graduação em Educação de Mato Grosso do Sul, com os sistemas/redes de ensino e as escolas de educação básica.
Professores, Pesquisadores, Mestrandos, Doutorandos e Público em Geral.
- 17h às 19h: Credenciamento
- 19h às 19h30min: Apresentação Cultural
- 19h30min às 20h: Abertura Oficial
Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira – Presidente da ANPAE
Profª. Drª. Regina Tereza Cestari de Oliveira (Vice-presidente ANPAE - Centro-Oeste)
Autoridades Convidadas
- 20h às 22h30min: Conferência de Abertura - "Educação e Democracia: Políticas e Direitos Sociais"
Coordenadora: Profª. Drª. Regina Tereza Cestari de Oliveira
Conferencista: Profª. Drª. Vera Maria Vidal Peroni (UFRGS)
- 8h às 10h: Mesa Redonda 1 - "Políticas e Direitos Sociais: Diversidade e Inclusão Social"
Coordenadora: Profª. Drª. Nádia Bigarella (UCDB)
Palestrantes: Profª. Drª. Celi Neres (UEMS) e Prof. Dr. Tiago Duque (UFMS)
- 10h15min às 12h15min: Mesa Redonda 2 - "Políticas e Direitos Sociais: A Educação Superior em Debate"
Coordenadora: Profª. Drª. Carina Elisabete Maciel (UFMS)
Palestrantes: Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira (UFG, Goiânia-GO) e Profª. Drª. Karine Nunes de Moraes (UFG, Goiânia-GO)
- 14h às 17h: Comunicação Oral / Grupos de Trabalho
Coordenação: Profª. Me. Evelyn Iris Leite Morales Conde (Doutoranda PPGE/UCDB)
- 17h30min às 18h30min: Apresentação de Livros
Coordenação: Profª. Drª. Celeida Maria Costa de Souza e Silva (UCDB)
Palestrante: Renata Boscaini David (Nutricionista; Pós-graduada em Nutrição Clínica e Estética e Pós-graduada em Fitoterapia pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde – IPGS; Membro diretivo da Sociedade Brasileira de Nutrição em Estética; Consultora Científico Nutricional e Professora convidada do Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde).
- 19h às 22h30min: Palestra "Políticas e Direitos Sociais: Educação Infantil e Comunicação"
Coordenadora: Profª. Drª. Ana Paula Gaspar Melim (UCDB)
Palestrante: Profª. Drª. Diane Valdez (UFG)
- 8h às 10h: Mesa Redonda 3 - "Políticas e Direitos Sociais: Formação e Valorização dos Profissionais da Educação Básica"
Coordenadora: Vilma Miranda de Brito (UEMS)
Convidados: Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado (UFG) e Profª. Drª. Elisangela Alves Scaff (UFPR/UFGD)
- 10h15min às 12h15min: Mesa Redonda 4 - "Políticas e Direitos Sociais: Avaliação e Qualidade da Educação"
Coordenadora: Profª. Drª. Maria Dilnéia Espíndola Fernandes (UFMS)
Palestrantes: Profª. Drª. Marilda Oliveira Costa (UNEMAT, Cáceres-MT) e Profª. Drª. Natalia de Souza Duarte (Secretaria de Educação do Distrito Federal/UnB)
- 14h às 15h: Apresentação de Pôsteres
Coordenação: Profª. Me. Vera Lucia Gomes (Doutoranda PPGE/UCDB)
- 15h às 17h: Comunicação Oral / Grupos de Trabalho
Coordenação: Profª. Me. Carmen Ligia Caldas Haiduck (Doutoranda PPGE/UCDB)
- 17h30min às 18h: Encerramento e Avaliação - Comissão Organizadora
Professora Regina Tereza Cestari de Oliveira
Mais informações: seminarioanpaeco@gmail.com
- Eixos Temáticos:
1. Política e Gestão da Educação Básica e Superior.
2. Políticas de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação.
3. Políticas de Financiamento da Educação Básica e Superior.
4. Organização Curricular na Educação Básica e Superior.
5. Educação e Direitos Humanos, Diversidade Cultural e Inclusão Social.
6. Avaliação e Qualidade da Educação.
- Modalidades de Apresentação
As inscrições para apresentação de trabalho serão recebidas, dentro de um dos eixos temáticos, nas modalidades: Comunicação Oral e Pôster.
- Comunicação Oral
Os trabalhos podem ser inscritos para apresentação em sessão de Comunicação Oral como relato de pesquisa (concluídas e em andamento) ou relato de experiência e com, no máximo, 3 (três) autores.
- Pôsteres
Os trabalhos podem ser inscritos para apresentação nesta modalidade como relatos de pesquisas em andamento e de experiências educacionais, com, no máximo, 3 (três) autores.
Estrutura e dimensões do pôster:
- Largura mínima 50 cm e máxima 90 cm.
- Altura mínima 80 cm e máxima 120 cm.
É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.
Normas para submissão
1. O texto deve ser enviado em formato PDF, com as seguintes especificações: fonte Times New Roman 12, alinhamento justificado, espaço entrelinhas 1,5 e
com entradas de parágrafo de 1,5 a partir da margem, em tamanho A4.
2. As margens esquerda e superior deverão conter 3 centímetros e as margens direita e inferior, 2 centímetros.
3. O título do trabalho deve estar registrado em letras maiúsculas, em negrito, de forma centralizada. Na linha seguinte deve constar o nome(s) do(s) autor(es), o correio eletrônico, a instituição, assim como a agência financiadora (se for o caso). Em seguida deve ser indicado o eixo temático a que o trabalho se vincula.
4. Logo abaixo deve estar o resumo (único parágrafo), espaço simples entre as linhas, sem notas e referências, com uma extensão máxima de 800 caracteres (com espaços), e acompanhado de três palavras-chave.
5. O texto completo deve ter uma extensão entre 15.000 e 25.000 caracteres para comunicação oral (com espaços), e entre 3.000 e 5.000 caracteres para pôsteres (com espaços), incluindo as referências, e apresentado com a introdução, objetivos da pesquisa ou relato de experiência, metodologia utilizada, desenvolvimento, conclusões e referências (fontes citadas e detalhadas conforme as normas da ABNT).
6. As notas explicativas devem ser numeradas sequencialmente e apresentadas no rodapé da página (para comunicação oral) e no final da página (para pôsteres).
7. As páginas devem estar numeradas na parte inferior direita.
8. O (a) proponente deve enviar, também, o resumo em um arquivo separado, com as mencionadas especificações.
Prazo para o envio dos trabalhos
Os textos completos e os resumos (para as comunicações orais) e os textos e os resumos (para os pôsteres) deverão ser enviados até, no máximo, 22 de julho de 2018 (PRAZO PRORROGADO).
Endereço eletrônico para envio: seminarioanpaeco@gmail.com
Cabeçalho do e-mail: inserir no Assunto os seguintes dados:
Nome do primeiro autor; número do eixo a que o trabalho estiver vinculado; modalidade do trabalho (pesquisa, relato de experiência, ou pôster).
Assunto: JulianaOliveira, Eixo 1, pesquisa
Assunto: JulianaOliveira, Eixo 2, relato de experiência
Assunto: JulianaOliveira Eixo 3, pôster
Assunto: JulianaOliveira, Eixo 1, resumo
Observações para apresentação do trabalho
- Todos os autores devem estar inscritos no evento.
- Os trabalhos e os pôsteres inscritos, que não seguirem todas as orientações (estando fora do padrão exigido), não serão considerados para análise, assim como não serão devolvidos.
- Serão aceitos até três trabalhos por inscrição - comunicação oral (pesquisa ou relato de experiência) e pôster -, sendo 1 (um) como autor principal e 2 (dois) em coautoria.
- Não haverá devolução da taxa de inscrição caso o trabalho não seja aprovado.
- O conteúdo dos trabalhos é de exclusiva responsabilidade dos autores.
- Data limite de postagem: 22/07/2018 (PRAZO PRORROGADO).
- Data de divulgação dos trabalhos aprovados a partir de 20/07/2018.