Mestrado e Doutorado em Psicologia

Indique a um amigo

Projetos de Pesquisa

+ Modos de atenção à saúde: articulações entre políticas públicas, cuidado e formas de subjetivação
  • Ano: 2013
  • Resumo:
    Esta pesquisa tem como objetivo os modos de atenção à saúde mediante a articulação entre práticas de cuidado e políticas públicas. 
    Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . 

    Integrantes: Anita Guazzelli Bernardes - Coordenador / ângela Elizabeth Lapa Coêlho - Integrante / Costa, Marcio Luis - Integrante.

  • Orgão Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
  • Autor: Anita Guazzelli Bernardes
+ Mulheres Imigrantes e Direitos Humanos: Um Estudo sobre Cotidiano, Exclusão, Violência em Mulheres Imigradas
  • Ano: 2011
  • Resumo:
    O projeto pretende imprimir uma continuidade em estudos sobre migrações internacionais de mulheres brasileiras e tem por objetivo ?Levantar fluxos migratórios e caracterizar as situações de migração de mulheres brasileiras para o exterior, estudando questões referente a identidade, migrações internacionais, cotidiano, violência e direitos humanoMulheres Imigrantes e Direitos Humanos: Um Estudo sobre Cotidiano, Exclusão, Violência em Mulheres Imigradass do imigrante.? O objetvo deste pauta-se em quais as situações apontadas na vida cotidiana, de violência e outras que permeiam o cotidiano de vida dessas mulheres, assim como quais são as Instituições de Defesa dos direitos humanos dos imigrantes e como é hoje o Sistema de Proteção à pessoa imigrada. A metodologia responde a pesquisa qualitativa e a coleta de dados se dará por meio de entrevistas não?estruturadas com dez mulheres que sofreram situações de violência e também será utilizada a análise documental e bibliográfica. A tabulação deverá ser realizada a partir do material colhido e os resultados serão apresentados, posteriormente, com a devida análise. Espera-se que os resultados possam efetivamente contribuir para a construção de novas políticas de atendimento à pessoa imigrada, principalmente no que tange à proteção dos direitos da mulher.. 
    Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

    Integrantes:Luciane Pinho de Almeida  - Coordenador.
  • Orgão Financiamento: não
  • Autor: Luciane Pinho de Almeida
+ Práticas psicológicas e promoção de saúde
  • Ano: 2009
  • Resumo:
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas em saúde produzidas pela Psicologia com base na Política de Promoção de Saúde. O percurso desta pesquisa objetiva análise de como vem se desenvolvendo a construção de práticas psicológicas com base nas políticas públicas de saúde, mais especificamente de promoção de saúde. Isto envolve desde a produção dos saberes, as práticas de significação desta área de formação e atuação, e os mecanismos político-institucionais que possibilitaram a emergência dessas formas de atuação.. 
    Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . 

    Integrantes: Anita Guazzelli Bernardes - Coordenador / Patricia Flores de Medeiros - Integrante / ângela Elizabeth Lapa Coêlho - Integrante / Costa, Marcio Luis - Integrante.

  • Orgão Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
  • Autor: Anita Guazzelli Bernardes
+ PROCAD - FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE: PREVENÇÃO DE DOENÇAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE
  • Ano: 2008
  • Resumo:
    Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar, comparativamente entre as regiões Centro-Oeste e Sul, a formação em Psicologia, no que se refere às políticas de atenção à saúde com ênfase nos níveis de prevenção de doenças e promoção de saúde. O Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP) da PUC/RS e UCDB/MS, de acordo com o PROCAD, apresentam uma proposta em comum para intercâmbio de pesquisas e dados coletados, docentes e discentes. A primeira parte dar-se-á a partir da análise das Políticas Públicas de Saúde mediante leis, portarias e normas operacionais estaduais e municipais das regiões centro-oeste e sul voltadas para a prevenção de doenças e promoção de saúde. Assim, pretendemos identificar as especificidades em termos de ações, programas e indicadores de saúde de cada uma das regiões. Esta parte do projeto será feita com base nos documentos das secretarias de saúde. A segunda parte da pesquisa partirá da análise da formação em Psicologia tomando como base os currículos dos cursos no que diz respeito às ênfases e estágios. A análise será feita nas políticas pedagógicas, ementas, conteúdos programáticos e bibliografias focalizando aspectos relacionados à prevenção de doenças e promoção de saúde. Este momento da pesquisa não será restrito à área da saúde nos currículos, pois se objetiva pesquisar de que modo os níveis de atenção referentes à prevenção e promoção circulam na formação, podendo aparecer no campo da educação, trabalho, comunidade, grupos, entre outros. Após o mapeamento dos currículos e a identificação de quais disciplinas e atividades de estágio remetem às práticas de prevenção e promoção, analisaremos os movimentos que estes currículos vêm experimentando para integrar a formação nestas políticas de saúde. Esta parte da pesquisa será feita com Universidades Federais e Confessionais das regiões sul e Centro-Oeste. O percurso do desenvolvimento desta pesquisa nos dará condições de produzir uma análise de como vem se desenvolvendo o processo. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . 

    Integrantes: Sonia Grubits - Coordenador / José Carlos Souza - Integrante / Lucy Nunes Ratier Martins - Integrante / Heloisa Bruna Grubits Gonçalves Freire - Integrante / Angela Elizabeth Lapa Coelho - Integrante / Neuza Maria de Fátima Guareschi - Integrante / Anita Guazzeli Bernardes - Integrante.
    Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Cooperação / Universidade Católica Dom Bosoco - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
  • Orgão Financiamento: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Cooperação / Universidade Católica Dom Bosoco - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
  • Autor: SONIA GRUBITS
+ Relações entre a saúde e a justiça: uma problematização das Políticas Públicas
  • Ano: 2012
  • Resumo:
    A proposta desse projeto consiste na investigação das relações que se dão entre as práticas dos serviços de Saúde e os serviços ligados à Justiça, tomando como campo analítico o modo como as Políticas Públicas são operadas. No entanto, ressalta-se que aqui o que é chamado como "justiça" não se restringe somente aos órgãos formais relativos ao judiciário, mas diz respeito a uma abrangência maior referente, inclusive, às instituições como polícias, delegacias, conselhos tutelares, entre outros que exercem uma função de proteção da sociedade. Ao mesmo tempo, o que é entendido como saúde diz respeito às práticas sanitárias que ocorrem em diversos contextos institucionais que são exercidas pelos profissionais da área da saúde. No campo das relações entre a Saúde e a Justiça, nesse contexto de pesquisa, o foco concerne em discutir como as populações em situação de marginalidade social são tratadas nessa interface, bem como realizar uma análise da situação das Políticas Públicas voltadas para esse público. Nesse sentido, as práticas e técnicas desenvolvidas para o governo da vida de certas parcelas da população são problematizadas, tais como a criança de rua, o jovem em conflito com a lei, o dependente químico, bem como a configuração de certos espaços sociais que se configuram como locus de vivência do sujeito: a rua, as instituições de internação, a "cracolândia", entre outros. Nesse estudo, tomamos que as relações que se dão no contexto das Políticas Públicas atreladas nessa relação "saúde-justiça" produz efeitos na vida dos sujeitos envolvidos - desde os usuários dos programas aos quais as políticas públicas se dirigem, bem como aos profissionais operadores dessa relação. As práticas ocorridas nesse contexto podem oferecer aos sujeitos possibilidades de produção e promoção de vida, mas ao mesmo, esses sujeitos também estão expostos a uma certa produção de morte. Desse modo, busca-se estudar essa bipolaridade produzida na relação "Saúde-Justiça" no âmbito das Políticas. Este projeto conta com auxílio financeiro do CNPq do Edital Universal/2014 e 4 bolsas de Iniciação Científica, sendo duas do CNPq e outras duas da própria universidade UCDB. Este projeto conta ainda com a participacao de 3 pesquisadoras colaboradoras.. 
    Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . 

    Integrantes: Andrea Cristina Coelho Scisleski - Coordenador / Neuza Guareschi - Integrante / Carla Lavarda Concentino Caetano - Integrante / Bruna Soares Bruno - Integrante / Giovana Barbieri Galeano - Integrante / Valdeir Silva - Integrante / Suyanne Nayara dos Santos - Integrante / Maria Eduarda Checa - Integrante / Maria Cristina Gonçalves Vicentin - Integrante / Victor Hugo da Silva Rodrigues - Integrante / SIMONE HUNING - Integrante / ANA LIGIA SAAB VITTA - Integrante.

    Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 3
  • Orgão Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Bolsa / Universidade Católica Dom Bosco - Bolsa.
  • Autor: Andrea Cristina Coelho Scisleski
+ RELATO DOCUMENTAL E MEMÓRIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM PSICOLOGIA NO ÂMBITO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
  • Ano: 2014
  • Resumo:
    O presente Projeto de Pesquisa, vinculado ao GT/ANPEPP sobre Historia Socialda Psicologia, está orientado a investigar as práticas em pesquisa em Psicologia social, no âmbito de Programas de Pós-graduação, como práticas que produzem impressões e afetações no tecido histórico e social, com comprometimentos éticos e políticos para os participantes, sejam eles pessoas, comunidades, populações ou o próprio pesquisador. Objetiva colocar em análise relatos documentais encontrados em bancos de Dissertações e Tese, pareceres consubstanciados do sistema CEP/CONEP e falas de participantes de pesquisas. Este conjunto de análises abre a possibilidade de discutir o viés da responsabilidade ética e histórico-social da produção do conhecimento em Psicologia Social, bem como contribuir para a reflexão sobre a formação do perfil histórico-social e ético-político do Pesquisador.. 
    Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . 

    Integrantes: Márcio Luis Costa - Coordenador / Angela Elizabeth Lapa Coelho - Integrante / Anita Guazzelli Bernardes - Integrante / Eduardo Cavalheiro Pelliccioli - Integrante / Wercy Rodrigues Costa Júnior - Integrante / Jacir Alfonso Zanatta - Integrante / Antonio Renan Maia Lima - Integrante / Eveli Freire de Valconcelos - Integrante / Gillianno José Mazzetto de Castro - Integrante / Rodrigo Agusto Borges Pereira - Integrante.
  • Orgão Financiamento: não
  • Autor: Márcio Luis Costa
+ UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ÁREA JURÍDICA DE UMA UNIVERSIDADE
  • Ano: 2010
  • Resumo:
    Descrição: O estágio em Psicologia Jurídica da Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, começou oficialmente, integrado a grade de estágios do Curso de Psicologia, em 2006. Historicamente a Psicologia tem sido um recurso, em várias situações, na área do Direito, avaliando, interferindo, participando de diferentes tipos de processos judiciais, ações educativas e preventivas em prisões, casas de guarda, creches, entre outras. De um modo de geral, o psicodiagnóstico é o mais frequente. O interesse dos alunos tem crescido pela perspectiva de atuação na interface Psicologia Social, Clínica e Jurídica. Os supervisores têm enfrentado dificuldades na implantação dos serviços, principalmente na sistematização da demanda dos diferentes setores jurídicos às clínicas da universidade, De um modo geral, o psicólogo é percebido como avaliador, psicoterapeuta ou assistente social. Entendemos que se torna cada vez mais relevante a necessidade de compreender mais profundamente o que entendemos por Psicologia Jurídica, como campo de atuação ou como área de conhecimento. Cabe ressaltar que nossa preocupação se refere também às tarefas, instrumentos e/ou métodos utilizados. OBJETIVO GERAL: Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos realizados no setor de Serviço Social no Bloco Clínicas da Universidade Católica Dom Bosco ? serviço de triagem para Clínica de Psicologia, Núcleo de Práticas Jurídicas e Juizado Especial, identificando o tipo de demanda da área jurídica, objetivando assim oferecer subsídios e referências para estabelecimento de parâmetros de atuação do exercício profissional psicológico, nessa demanda. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Analisar o desenvolvimento do campo de aplicação da Psicologia Jurídica, nos estágios de uma universidade; Identificar as diferentes formas de atuação do profissional psicólogo na área jurídica, partindo do setor de triagem de uma universidade; Identificar as estratégias de encaminhamento para tratamento, avaliação e orientação e respectivos instrumentos na área em. 
    Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

    Integrantes: Sonia Grubits - Coordenador / Liliana A. M. Guimarães - Integrante / Leila Tardivo - Integrante / EMÍLIA BARROS - Integrante / Márcio Luis Costa - Integrante / Eveli Freire de Vasconcelos - Integrante / Norma Celiane Cosmo - Integrante / Fernanda Corrêa Galvão Moraes - Integrante / Bruno Rodrigues da Silva - Integrante.
  • Orgão Financiamento: NÃO
  • Autor: Sonia Grubits
+ Análise da produção científica de gênero, raça/etnia e currículo veiculada em periódicos de Educação Qualis A1 (2010-2014) editados no Brasil: questões epistemológicas e curriculares.
  • Ano: 2014
  • Resumo:

    O projeto de pesquisa tem como objetivo, analisar a produção científica de gênero, raça/etnia e currículo (2010-2014) veiculada em periódicos de Educação qualis A1 editados no Brasil, enfatizando questões epistemológicas e curriculares. Os principais objetivos específicos são: a) caracterizar as tendências epistemológicas presentes nos artigos sobre gênero, raça/etnia e currículo (2010-2014) veiculados em periódicos qualis A1 editados no Brasil; b) caracterizar os procedimentos metodológicos presentes nos artigos sobre gênero, raça/etnia e currículo (2010-2014) veiculados em periódicos qualis A1 editados no Brasil; c) identificar ênfases e lacunas presentes nos artigos sobre gênero, raça/etnia e currículo (2010-2014) veiculados em periódicos qualis A1 editados no Brasil; d) Caracterizar os significados dos conceitos centrais presentes nos artigos sobre gênero, raça/etnia e currículo (2010-2014) veiculados em periódicos qualis A1 editados no Brasil; e) Caracterizar as concepções de currículo que permeiam os artigos sobre gênero, raça/etnia e currículo (2010-2014) veiculados em periódicos qualis A1 editados no Brasil. Ao todo são onze revistas cujos artigos que versam sobre raça/etnia, gênero ou currículo serão identificados, analisados e articulados com o campo teórico dos Estudos Culturais e publicados em artigos, para fins de publicação em periódicos e livros.. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . 

    Integrantes: José Licinio Backes - Coordenador / Ruth Pavan - Integrante.

  • Orgão Financiamento: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
  • Autor: José Licinio Backes
+ Comparação da estimulação transcraniana por corrente continua anódica e catódica na memória de trabalho (ETCC) no córtex pré-frontal dorso lateral esquerdo em indivíduos normais
  • Ano: 2016
  • Resumo:

    Nas duas ultimas décadas, a ETCC vem garantindo espaço por se tratar de um procedimento indolor de fácil aplicação e manuseio, sendo utilizada não apenas no campo cientifico experimental, mas também no clinico e terapêutico. Portanto, um largo campo de aplicabilidade tem sido demonstrado, estendendo-se além do tratamento de diferentes distúrbios neurológicos e psiquiátricos. Voluntários jovens e saudáveis serao submetidos a estimulação transcraniana por corrente continua (ETCC) anódica e catódica no córtex pré-frontal dorso lateral esquerdo reconhecidamente pela neurofisiologia como área cortical da memória a curto prazo e comparar com grupo placebo. O tratamento com ETCC anódica e catódica em pessoas saudáveis pode fornecer conhecimento para a melhora da memória de trabalho em indivíduos reconhecidamente normais. Esse conhecimento adquirido pode ser transposto para a clinica como tratamento complementar em pacientes portadores de disfunção cognitiva de memória de trabalho.

    Integrantes: André Barciela Veras - Coordenador / Clayton Peixoto de Souza - Integrante / Sérgio E. de Carvalho Machado. - Integrante / Jorge Aparecido Barros - Integrante.

  • Orgão Financiamento: Não
  • Autor: André Barciela Veras
+ Comportamento simbólico e aprendizagem relacional de indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo: identificação de requisitos e desenvolvimento de intervenções
  • Ano: 2015
  • Resumo:

    Projeto de pesquisa que visa identificar requisitos comportamentais para a formação de classes de equivalência e outros tipos de comportamento simbólico e desenvolver procedimentos de ensino de função simbólica para indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo.

  • Orgão Financiamento: Não
  • Autor: André Augusto Borges Varella
+ Disciplinarização, institucionalização e profissionalização da Psicologia: notas para uma história da psicologia no Mato Grosso do Sul
  • Ano: 2015
  • Resumo:
    Este programa de pesquisa tem por objetivo mapear atores e instituições que participaram da conformação da Psicologia, no estado do Mato Grosso do Sul (MS). Ele se pauta em responder dois objetivos específicos: (a) descrever e analisar ações de figuras pioneiras nos processos de institucionalização, disciplinarização e profissionalização da Psicologia, em MS e (b) identificar e examinar impactos de instituições pioneiras no ensino, pesquisa e aplicação da Psicologia, no estado. Este programa de pesquisa reúne investigadores vinculados a três grupos diferentes, a saber: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia (GEPeHP ? UCDB); Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista (UFBA) e CPET ? Cultura, Sociedade, Educação e Trabalho (UFMS). Sua linha de investigação se justifica por, pelo menos, cinco aspectos: (1) organiza investigações dos grupos de pesquisa, especialmente de MS, fortalecendo grupos emergentes; (2) norteia pesquisas menores, como estudos de iniciação científica, mestrado e doutorado; (3) estabelece uma rede de pesquisa e inovação entre pesquisadores do estado e de diferentes instituições, além de investigadores de diferentes estados; (4) representa a emergência da História da Psicologia no cenário nacional, como campo promissor de pesquisa científica e, especialmente, área obrigatória de ensino nos cursos de graduação em Psicologia; e (5) por fim, contingencia a formação de recursos humanos com embasamento teórico-metodológico em investigações historiográficas e na seleção de adequadas técnicas de pesquisa. Os estudos compreendidos por este programa de pesquisa são inovadores e estão articulados com as discussões contemporâneas em História da Psicologia. Nesse cenário, temos visto um crescente número de produções sobre os mecanismos de circulação da Psicologia, em centros do eixo Sul-Sudeste. Todavia, o mesmo não ocorre, na mesma proporção, para as demais regiões do país e, consequentemente, neste aspecto reside a originalidade dos potenciais achados de pesquisa: estima-se mapear e analisar elementos da cultura e dos objetos psicológicos locais. Ao atingir tal intento, a proposta conecta tais estudos à História da Psicologia, em produção no Brasil e alhures.. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . 

    Integrantes: Rodrigo Lopes Miranda - Coordenador / Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli - Integrante / Fernando Faleiros de Oliveira - Integrante / Irma Macário - Integrante / Norma Celiane Cosmo - Integrante / Paulo Coelho Castelo Branco - Integrante / Renan da Cunha Soares Júnior - Integrante.
    Número de orientações: 3
  • Orgão Financiamento: NÃO
  • Autor: Rodrigo Lopes Miranda
+ É POSSÍVEL PREVENIR A ANTECIPAÇÃO DO FIM? SUICÍDIO DE IDOSOS EM MS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO SETOR
  • Ano: 2010
  • Resumo:
    O presente projeto foi elaborado pelas pesquisadoras Maria Cecília de Souza Minayo (coordenadora) e sua equipe constituída por Fátima Gonçalves Cavalcante, Ana Elisa Bastos Figueiredo, Raimunda Matilde Mangas e Liana Furtado Ximenes do Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli/ CLAVES da FIOCRUZ. A pesquisadoras Sonia Grubits (coordenadora), Heloisa Bruna Grubits Freire (vice coordenadora) e equipe seguindo as propostas e trabalhos anteriores e o projeto do referido grupo integra a grupo nacional para investigações nas cidades de Campo Grande e Dourados em Mato Grosso do Sul. Objetivo da pesquisa: A pesquisa tem como objetivo realizar um estudo estratégico sobre a magnitude e a significância do suicídio na população brasileira acima de 60 anos, de tal forma que sua própria realização e a socialização dos dados colhidos e analisados possam ser apropriadas pelos profissionais de saúde e de direitos humanos. A investigação se desdobra em dois subprojetos: (1) um estudo qualitativo focado em autópsias psicossociais; (2) e um estudo quantitativo que irá realizar uma análise ecológica sobre o suicídio em idosos, estudando as taxas de mortalidade nos estados brasileiros, estabelecendo os municípios de maior frequência de suicídio e investigando as variáveis de maior relevância nas diversas regiões. Objetivos específicos: Autópsia psicossocial de idosos que cometeram o suicídio. Estratégias metodológicas: Realização de cinco entrevistas com familiares de pessoas idosas que cometeram o suicídio na localidade pesquisada e na elaboração de um levantamento sócio-antropológico da mesma localidade. Critério de seleção de dez municípios: Foram selecionados: Manaus (Norte); Tauá e Fortaleza (Ceará); Venâncio Aires e Porto Alegre (Sul); Campos e Teresópolis (Sudeste) e Campo Grande e Dourados (Centro-Oeste). Foram escolhidos pesquisadores colaboradores nas diferentes regiões do país, com experiência na temática estudada.. 
    Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . 

    Integrantes: Sonia Grubits - Coordenador / Heloisa Bruna Grubits Gonçalves Freire - Integrante / José Angel Vera Noriega - Integrante / Luciane Pinho de Almeida - Integrante / Fabiane de Oliveira Vick - Integrante.
    Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa.
  • Orgão Financiamento: Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa.
  • Autor: SONIA GRUBITS
+ EMPODERANDO O PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA PARA AS DICUSSÕES DE QUESTÕES ÉTICAS RELATIVAS AO CUIDADO NAS ESTRATÉGIAS DE ATENÇÃO EM SAÚDE E DE PROTEÇÃO EM ASSISTÊNCIA
  • Ano: 2016
  • Resumo:
    O Projeto tem como objetivo realizar pesquisas teóricas e estudos de caso sobre o tema da ética e do cuidado nas políticas públicas e sobre a presença e o papel do Psicólogo nas estratégias de atenção e proteção nos setores saúde e assistência, respectivamente. As pesquisas teóricas serão realizadas nas produções do campo da Psicologia, da Filosofia e outras ciências; nos documentos da Psicologia sobre suas práticas; nos documentos das Políticas Públicas de Saúde e Assistência; em outros documentos que emergirem como relevantes. As Pesquisas de estudo de caso serão realizadas nas Unidades dos Setores Saúde e Assistência, com as estratégias de observação, entrevistas e grupo focal. O tratamento e a análise dos dados serão realizados com os recursos metodológicos da Análise de Conteúdo. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . 

    Integrantes: Márcio Luis Costa - Coordenador / Angela Elizabeth Lapa Coelho - Integrante / Anita Guazzelli Bernardes - Integrante / Rodrigo Augusto Borges Pereira - Integrante / Rosangela Fernandes Pinheiro Nantes - Integrante.
  • Orgão Financiamento: não
  • Autor: Márcio Luis Costa
+ Ensino, Ciência e Profissão na História da Psicologia: Notas Biográficas e Disciplinares
  • Ano: 2016
  • Resumo:
    Este projeto se caracteriza como um projeto do tipo ?guarda-chuva? composto por subprojetos. Os objetivos desses subprojetos contribuirão para que os objetivos gerais e específicos contemplados pela presente proposta sejam respondidos, a saber: descrever e analisar processos de disciplinarização, institucionalização e profissionalização da Psicologia, no Brasil, a partir de 1960. Em um primeiro momento, serão articulados dois projetos de pesquisa menores, relacionados aos objetivos da presente proposta ?guarda-chuva?. Por um lado, investigaremos o ensino de História da Psicologia em cursos de graduação em Psicologia em Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Mato Grosso do Sul (MS). Por outro, exploraremos a história de personagens e instituições pioneiras do ensino, pesquisa e aplicação da Psicologia no MS. Particularmente, estima-se identificar, caracterizar e analisar aspectos da história da Psicologia na UCDB por meio de fontes de Reinier Johannes Antonius Rozestraten (1924-2008) encerrados na instituição. Entretanto, tais subprojetos não excluem outras possibilidades de investigação que serão devidamente protocoladas, caso sejam desenvolvidas. Estima-se, dessa forma, mapear e analisar elementos da historia da Psicologia, prioritariamente locais. Ao atingir tal intento, a proposta se conecta a estudos em produção no Brasil e alhures.. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (5) . 

    Integrantes: Rodrigo Lopes Miranda - Coordenador / Renan da Cunha Soares Júnior - Integrante / Ana Camila Marcelo - Integrante / Jéssica de Sousa França - Integrante / Roberta Francielli de Siqueira Rohden - Integrante / Bianca Estephani Rodrigues - Integrante / Fernanda Mongelli Honda Flores - Integrante.
  • Orgão Financiamento: NÃO
  • Autor: Rodrigo Lopes Miranda
+ ESTRATÉGIAS DE COPING E HABILIDADES SOCIAIS EM ANIMAIS HUMANOS E NÃO HUMANOS: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÃO BRASILEIRA
  • Ano: 2015
  • Resumo:
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (4) . 

    Integrantes: Heloisa Bruna Grubits Freire - Coordenador / Diogo Cesar Gomes da Silva - Integrante / Laura Raquel Rios Ribeiro - Integrante / Jaqueline de Andrade Torres - Integrante.
  • Orgão Financiamento: não
  • Autor: Heloisa Bruna Grubits Freire
+ Estudo Genético de Coorte em Psiquiatria entre Afrodescendentes: Esquizofrenia e Transtorno Bipolar.
  • Ano: 2015
  • Resumo:

    A intenção deste estudo é identificar fatores genéticos ligados à esquizofrenia e ao transtorno bipolar. Convidaremos indivíduos portadores de esquizofrenia e transtorno bipolar (casos) e indivíduos não acometidos por tais transtornos (controles) para participar do estudo. Os casos serão entrevistados sobre seus sintomas e a história do transtorno pelos quais são acometidos. Todos os participantes do estudo devem ter no mínimo 18 anos de idade e devem concordar em fornecer uma pequena amostra de sangue (<50ml). Os fatores genéticos, assim como seus papéis na regulação gênica identificados na amostra de sangue, serão analisados para o entendimento das diferenças destes fatores entre os indivíduos com esquizofrenia e transtorno bipolar e os indivíduos não acometidos. Será analisado estatisticamente se estas diferenças poderiam acontecer apenas ao acaso. No caso de serem encontradas diferenças não decorrentes do acaso, isto pode indicar que os fatores genéticos identificados estariam envolvidos no desenvolvimento dos transtornos estudados, podendo influenciar o curso do problema mental. Os achados deste estudo podem colaborar para o entendimento de como os transtornos mentais estudados ocorrem, para o desenvolvimento de melhores tratamentos e até para prevenção dos acometimentos patológicos. Desejamos ainda contatar os participantes em estudos futuros para avaliar suas evoluções, mas somente os pacientes que consentirem com esta etapa serão novamente abordados. Projeto Conjunto de Pesquisa entre Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e New York University (NYU). Coordenação geral pela University of Southern California (USC). Pesquisadora Principal Estrangeira: Profa. Dolores Malaspina, M.D., M.S., M.S.P.H, Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da NYU, Coordenadora do Laboratório de Pesquisa InSPIRES. Coordenação geral: Prof. & Chair Carlos N. Pato, M.D., PhD, Keck School of Medicine ? USC. Coordenador Geral do Genomic Psychiatry Cohort ? USA.. 

  • Orgão Financiamento: não
  • Autor: André Barciela Veras
+ Identidade e vulnerabilidade humana em contextos da Região Centro-Oeste do Brasil
  • Ano: 2014
  • Resumo:
    O presente projeto objetiva avaliar sentidos e significados atribuídos à vulnerabilidade, violência e vitimização em três diferentes contextos da Região Centro-Oeste do Brasil. Pretende-se examinar e analisar características relacionadas à identidade de indivíduos dessa região, bem como de seus processos de enfrentamento da polivitimização, organizados em três subprojetos: (1) Vulnerabilidade, Infância e Sexualidade; (2) Polivitimização e Infância; (3) Mulheres indígenas do Centro Oeste brasileiro: Poder e tradição. Procurar-se-á investigar o tema da polivitimização no Brasil e, em especial, na região Centro-Oeste, ao mesmo tempo em que se promoverá a formação de recursos humanos no nível de mestrado e doutorado em instituições de ensino superior para a pesquisa e intervenção em pessoas polivitimizadas. Os alcances deste projeto podem se estender a: a) uma melhor compreensão do estado da arte deste tema; b) o desenvolvimento de perspectivas teóricas mais coincidentes com a realidade social pesquisada, população da região Centro-Oeste polivitimizadas; c) capacitação de estudantes universitários para a compreensão e intervenção junto a este grupo; d) estender a possibilidades de propostas de intervenção em termos de políticas públicas com vistas a maneiras mais eficazes de detecção e tratamento de crianças, adolescentes e adultos polivitimizados no Brasil; e) estabelecer alvos terapêuticos relevantes para intervenções em contexto privado. Os participantes da proposta envolvem crianças e adultos em variadas condições sócio-ambientais da região Centro-Oeste do Brasil, selecionados conforme critérios específicos de cada um dos subprojetos. Os instrumentos de coleta de dados serão variados, envolvendo entrevistas, roteiros de observação, instrumentos padronizados de avaliação psicológica, aplicados e avaliados conforme padronização específica referida em seus respectivos manuais técnicos. Os resultados serão examinados do ponto de vista quali-quantitativo, respeitando-se as especificidades teórico e técnicas dos instrumentos utilizados em cada um dos três subprojetos, de modo a constituir dados consistentes sobre a construção da identidade e as experiências de vulnerabilidade em indivíduos da região Centro-Oeste do Brasil, fortalecendo possibilidades de intervenção da Psicologia, bem como a formação qualificada de recursos humanos (pesquisadores,Iniciação Científica, Mestres, Doutores, Pós-doutores) para atuar em variados contextos profissionais vinculados à Saúde humana.. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . 

    Integrantes: Sonia Grubits - Coordenador / Liliana A. M. Guimarães - Integrante / Anita Guazzeli Bernardes - Integrante / Márcio Luis Costa - Integrante / Luciane Pinho de Almeida - Integrante / Heloisa Bruna Grubits - Integrante / Andrea Cristina Coelho Scisleski - Integrante.
    Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
  • Orgão Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
  • Autor: SONIA GRUBITS
+ Migrações, Direitos Humanos e Políticas Públicas Contextos de Desigualdade Social
  • Ano: 2015
  • Resumo:
    O mundo contemporâneo vem sofrendo grandes transformações societárias, das quais se pode citar dentre outras, a inovação e a grande evolução tecnológica, todavia ainda permanecem os grandes e primários problemas sociais, como a miséria de uma grande parte da população do planeta. A produção capitalista hoje pauta-se no consumo desenfreado que acentua as desigualdades sociais vigentes. Essas situações traduzem-se em questões complexas de desigualdade social, gerando processos de pobreza, discriminação, subalternidade, não equidade entre outros. Sabemos que essas situações são geradas na lógica capitalista, na qual alguns concentram riqueza em detrimento daqueles que nada têm e que se encontram em situação de exclusão geradas por desigualdades diversas. Essas desigualdades tendem a levar a pessoa à vivência da privação, da recusa, do abandono e da expulsão inclusive com violência, de um conjunto significativo da população. Nesse contexto é que acontecem as migrações de pessoas que buscam melhoria nas condições de vida, essas são provenientes dos países mais pobres e migram para os países mais ricos. O que se apresenta como novo é o aumento da ocorrência destas migrações, principalmente, por pessoas que se encontram, em regiões de conflito e perseguições. Diante deste cenário, são muitos os desafios para os direitos humanos da população migrante, que vão desde os direitos mais básicos como direito à alimentação, à saúde, à moradia, à educação e tantos mais. Esta reflexão pauta-se na compreensão da importância de que a questão social vigente provoque uma reação contra a naturalização das desigualdades sociais e, principalmente, no ?olhar? para o outro o aceitando em sua diferença e em sua singularidade. Deste modo, acredita-se que seja possível construir uma nova sociedade pautada na transnacionalidade, na qual as culturas e o diferente dialogam-se entre si ultrapassando os limites das fronteiras territoriais. Neste sentido, este projeto de pesquisa coloca como desafio a questão: Quais e como identificar os diversos contextos de desigualdade nos processos migratórios encontrados na questão social? Estudar como se dão as relações sociais com ênfase no gênero, em situações de desigualdade social? Como são construídas socialmente as formas de representações em situações de desigualdade social de migrantes? As políticas públicas têm dado quais respostas às demandas provenientes de situações em contextos desigualdade quanto a questão migratória?Tendo por objetivo Estudar e identificar os processos migratórios em situação de desigualdade social encontrados na questão social brasileira. A metodologia desta proposta se pautará no Método de Análise Teórica do Materialismo Histórico-Dialético, com instrumentais da pesquisa qualitativa (entrevistadas não estruturadas, notícias de jornal, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica). Espera-se que os resultados possam contribuir para avanços no campo das políticas públicas e dos direitos humanos voltados para a população migrante. PALAVRAS-CHAVES ? Migrações, Direitos Humanos, Políticas Públicas, Desigualdade Social.. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (14) . 

    Integrantes: Luciane Pinho de Almeida - Coordenador.
  • Orgão Financiamento: não
  • Autor: Luciane Pinho de Almeida
+ MODELOS HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS E PRODUÇÃO DE SAÚDE
  • Ano: 2014
  • Resumo:
    O grupo de pesquisas do CNPq "Modelos histórico-epistemológicos e produção de saúde" foi constituído em 2009 por iniciativa dos organizadores do presente texto, docentes pesquisadores da Pós-graduação em Psicologia com ênfase na Saúde, da Universidade Católica Dom Bosco. A produção do Grupo nos últimos cinco anos, tanto as produzidas nas pesquisas de Mestrado e Doutorado como as oriundas das interlocuções com pesquisadores de outras IES brasileiras, foi reunida no presente texto para ser levada a público. A proposta dos trabalhos de pesquisa apresentados no presente livro, sejam elas empíricos ou conceituais, visa evidenciar um campo intersetorial e interdisciplinar de investigação entre a saúde e a Psicologia, no que tange as diferentes abordagens teórico-metodológica de desenvolver pesquisas nessa área. A presente proposta visa contribuir no fortalecimento de perspectivas em pesquisa que começaram a se consolidar como relevantes à produção de conhecimento nesse campo da Psicologia e da Saúde.. 
    Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

    Integrantes: Márcio Luis Costa - Coordenador.
    Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.
  • Orgão Financiamento: Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.
  • Autor: Márcio Luis Costa
+ MULHERES INDÍGENAS DO CENTRO OESTE BRASILEIRO: FAMÍLIA EDUCAÇÃO E SAÚDE
  • Ano: 2014
  • Resumo:
    A proposta MULHERES INDÍGENAS DO CENTRO OESTE BRASILEIRO: FAMÍLIA EDUCAÇÃO E SAÚDE dará seguimento aos estudos e pesquisas que desenvolvemos no Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Psicologia da Saúde da UCDB, vinculado à linha de pesquisa: Políticas Públicas, Cultura e Produções Sociais e Laboratório ao qual pertence: Psicologia da Saúde e Violência (LPSV). Além disso, continuaremos uma discussão na rede - RED ALEC y Estrategias- Eje: Construcción de Identidades de Género en el Entorno de las Prácticas Sociales/ Educación Popular/ Educación Superior - coordenada pela professora Dominique Gay-Silvestre, da Universidade de Limoges, França, com a participação de universidades da Venezuela, Argentina e Espanha e México, entre outras. O professor mexicano professor Dr. José Angel Vera Noriega, do Centro de Desenvolvimento Humano e Alimentação da Universidade de Sonora, que também ingressou na rede e já trabalhou com a pesquisadora, coordenadora do projeto. Em todas as situações de trabalho de campo, realizadas dentro da perspectiva da pesquisa-ação, desde a década de 90, trabalhamos com grupos indígenas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, realizando investigações que envolvem questões sociais, comunitárias e identitárias, nos contatos com os grupos familiares das comunidades. Tivemos oportunidade de observar e analisar o papel da mulher cada vez mais relevante no contexto social, além dos aspectos culturais de um modo geral. Acompanhamos nos anos 2012/2013, um aumento do movimento das diferentes populações indígenas pela posse da terra, ao mesmo tempo em que grupos de mulheres se organizaram para reivindicar melhoria no atendimento nas áreas de saúde, educação, aspectos culturais, em especial preservação da língua (Grubits, 2014). Um dado importante revelado foi o crescimento do número de mulheres que buscam as universidades, mantendo na maioria dos casos o contato regular com sua comunidade. Essas mulheres têm contribuído para facilitar o ingresso de outros membros de sua família ao Ensino Superior, confirmando sua participação ativa nas ações e decisões do grupo, além do papel tradicional de guardiã das tradições. Procuramos identificar em nossas ações e pesquisas até que ponto a proposta formulada pela Política Nacional para as Mulheres (2003) contemplava nossos grupos de mulheres indígenas, A PNM indica os seguintes pontos fundamentais para a igualdade e respeito à diversidade, com a promoção da igualdade de direitos de mulheres e homens, respeito à diversidade cultural, étnica, racial, inserção social, situação econômica e regional, assim como os diferentes momentos da vida das mulheres. Cabe ressaltar que no Planejamento Governamental do Plano Plurianual, PPA no Art. 4o O PPA 2012-2015, igualmente para as populações indígenas, encontramos as seguinte diretrizes: I - a garantia dos direitos humanos com redução das desigualdades sociais, regionais, étnico-raciais e de gênero; II - a ampliação da participação social; III - a promoção da sustentabilidade ambiental; IV - a valorização da diversidade cultural e da identidade nacional; V - a excelência na gestão para garantir o provimento de bens e serviços à sociedade; (...) A mulher indígena, apesar de manter algumas semelhanças com situações observadas nas comunidades rurais da região e mesmo da cidade, revelavam algumas especificidades importantes que indicam diferenças significativas em relação à sociedade nacional e mesmo entre os diferentes grupos étnicos estudados, incluindo a questão de gênero nas suas interfaces com trabalho, poder e participação política. Nossa intenção é fazer uma pesquisa em três das etnias já estudada, Guarani, Kadiwéu e Terena rever dados bibliográficos e iniciar o contato com mulheres das etnias em questão para investigar sua situação atual nas universidades de MS, sua efetiva participação nas áreas da economia, educação e saúde.. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . 

    Integrantes: Sonia Grubits - Coordenador / José Angel Vera Noriega - Integrante / Adriana Rita Sordi - Integrante / Anita Guazzeli Bernardes - Integrante / Dominique Gay-Sylvestre - Integrante / Fabiane de Oliveira Vick - Integrante / Alessandra Lumi Ussami - Integrante / Rosana Cristina Zanelatto Santos - Integrante.

    Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 7
  • Orgão Financiamento: NÃO
  • Autor: SONIA GRUBITS
+ MULHERES INDÍGENAS DO CENTRO OESTE BRASILEIRO: PODER, E TRADIÇÃO
  • Ano: 2010
  • Resumo:
    MULHERES INDÍGENAS DO CENTRO OESTE BRASILEIRO: PODER, E TRADIÇÃO
     
    Descrição: O projeto propõe um estudo sobre identidade e gênero nas suas interfaces com trabalho, poder e participação política da mulher nas comunidades indígenas, Guarani/Kaiowá, Kadiwéu e Terena de Mato Grosso do Sul. Contempla uma revisão dos conceitos e estudos sobre gênero e identidade, além de uma breve apresentação das especificidades da cultura em cada grupo em questão. Partimos de pesquisas anteriores sobre a construção da identidade infantil quando concluímos que no caso dos Guarani/Kaiowá, os elementos mais importantes dizem respeito à saída dos homens da reserva e o desejo de se tornarem homens da cidade, ao contrário das mulheres, que desejam ou necessitam manter a identidade Guarani e residir na comunidade. Entre os Kadiwéu, o fato mais relevante é a questão do poder político das mulheres e uma divisão de papéis entre homens e mulheres, sem que seja atribuído mais valor a um papel do que a outro. As mulheres nas comunidades Terena buscam, assim como os homens, uma inserção e/ou mais recursos pessoais, profissionais e econômicos nas cidades e comunidades não índias. Nossos objetivos são analisar a identidade de mulheres Guarani/Kaiowá, Kadiwéu e Terena de Mato Grosso do Sul refletindo sobre sua situação social, econômica e política; investigar a inserção e papel da mulher e seu poder de acordo com organização social nos grupo estudados; analisar o desenvolvimento sexual, tabus e restrições atuais no relacionamento sexual da mulher; verificar a influência das políticas públicas na adaptação da mulher ao seu grupo étnico e à sociedade não índia e finalmente, analisar a participação da mulher nas atividades dentro e fora da comunidade no que se refere a sua atuação na preservação das atividades de agricultura familiar, pecuária, artesanato, idioma, educação e crenças e tradições. Serão feitas observações participantes, um breve questionário para obter informações sócio demográficas e psicossociais das mulheres participantes e uma entrevista aberta.. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . 

    Integrantes: Sonia Grubits - Coordenador / José Angel Vera Noriega - Integrante / Maíra Pedroso - Integrante / Luciane Pinho de Almeida - Integrante / Aivone Carvalho Brandão - Integrante / Ivonete de Araujo Messias - Integrante / Fabiane de Oliveira Vick - Integrante.
    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
  • Orgão Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
  • Autor: SONIA GRUBITS
+ Políticas de saúde e territórios: estudo sobre governamentalidade e ética
  • Ano: 2015
  • Resumo:
    O objetivo do estudo é compreender como se constitui os modos de acesso às Políticas de Saúde e a conformação de territórios existenciais, no que tange as possibilidades de maior ou menor aproximação das políticas públicas de saúde, a partir da noção de governo da vida e da ética.. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . 

    Integrantes: Anita Guazzelli Bernardes - Coordenador / Betina Hillesheim - Integrante / Costa, Marcio Luis - Integrante / João Arriscado Nunes - Integrante.

  • Orgão Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
  • Autor: Anita Guazzelli Bernardes
+ Políticas Públicas para jovens em conflito com a lei: uma análise da rede de proteção e de segurança
  • Ano: 2015
  • Resumo:

    Esta proposta visa investigar tanto a produção das relações entre saberes no campo da Saúde e da Justiça que se arranjam no campo social que vão tratar dos jovens em conflito com a lei, bem como o percurso social por onde esses jovens se constituem enquanto sujeitos. Cabe salientar ainda que tal proposta pretende instaurar e fortalecer, portanto, um campo intersetorial de investigação que envolve uma análise das relações produzidas especialmente entre os saberes que das áreas da saúde e da justiça no que tange às práticas voltadas a jovens em conflito com a lei no âmbito das Políticas Página 1 de 6 Públicas. O foco, detidamente, desta proposta é estudar como a interseção entre essas práticas ocorre nas relações entre as instâncias jurídicas e sanitárias, seja para a obtenção de medicamentos, seja pelo cometimento de delitos motivados pela dependência química, ou seja ainda por diversos outros fatores que levam esses campos a se conectarem no percurso dos jovens em conflito com a lei. Nesse sentido, o projeto de pesquisa pretende se desenvolver pondo em análise a articulação entre esses saberes e sua implicação para o campo das Políticas Públicas.. 

    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . 

    Integrantes: Andrea Cristina Coelho Scisleski - Coordenador / Neuza Guareschi - Integrante / Giovana Barbieri Galeano - Integrante / Debora Fernanda Haberland - Integrante / Suyanne Nayara dos Santos - Integrante / Maria Eduarda Checa - Integrante / Maria Cristina Gonçalves Vicentin - Integrante / SIMONE HUNING - Integrante / ANA LIGIA SAAB VITTA - Integrante / PPRISCILLA SOARES TERUYA - Integrante / ADRIANA GARRITANO DOURADO - Integrante.

  • Orgão Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
  • Autor: Andrea Cristina Coelho Scisleski
+ Prevalência de estresse no trabalho, transtornos psiquiátricos menores, fase do estresse e associações com a demanda, controle e apoio social em trabalhadores bancários do Brasil.
  • Ano: 2016
  • Resumo:

    Descrição: Pesquisa sobre a prevalência de estresse no trabalho, transtornos psiquiátricos menores, fase do estresse e associações com a demanda, controle e apoio social em trabalhadores bancários do Brasil. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

    Integrantes: Liliana Andolpho Magalhaes Guimaraes - Coordenador / Sérgio Paulo Rigonatti - Integrante.

  • Orgão Financiamento: não
  • Autor: Liliana Andolpho Magalhaes Guimaraes
+ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM PSICOLOGIA DA UCDB
  • Ano: 2014
  • Resumo:
    O presente projeto consiste em um Plano Estratégico constituído de metas e ações que visam a qualificação e a internacionalização do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCDB. O ponto de partida para este desenho estratégico foram as recomendações da Avaliação (2010 - 2012) e da visita (2013) da CAPES.. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

    Integrantes: Márcio Luis Costa - Coordenador / Sonia Grubits - Integrante / Heloisa Bruna Grubits Freire - Integrante / Luciane Pinho de Almeida - Integrante / Andrea Scisleski - Integrante / Liliana Adolpho Magalhães Guimarães - Integrante / BERNARDES, ANITA GUAZZELLI - Integrante / André Barciela Veras - Integrante / José Licinio Backes - Integrante.
    Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro. PAPOS
  • Orgão Financiamento: Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.
  • Autor: Márcio Luis Costa
+ Recepção, Circulação e Disciplinarização da Psicologia no Brasil: Objetos psicológicos e comunidades científicas
  • Ano: 2015
  • Resumo:
    Este programa de pesquisa objetiva descrever e analisar condições de recepção e circulação de objetos e teorias psicológicas, no país. Ao abordar tais aspectos, responde sobre as condições socioculturais e intelectuais do estabelecimento e desenvolvimento de diferentes comunidades científicas, introduzindo, assim, elementos da disciplinarização de teorias no Brasil. Atualmente está organizado em três frentes de trabalho, todas, norteadas, principalmente, por uma abordagem metodológica mista de socibibliometria e história quantitativa. As frentes de pesquisa são: (a) estudo de controvérsias entre comunidades científicas médicas e psicológicas em torno dos objetos ?problemas de ajustamento? e ?saúde mental? (1970-1980); (b) investigação das condições de produção e publicação da comunidade de analistas do comportamento institucionalizada pela Associação de Modificação do Comportamento (1970-1980); e (c) exploração de características da comunidade de historiadores da psicologia atuantes no Brasil, por meio da análise de teses, dissertações e artigos publicados de 1996 a 2016. Este programa de pesquisa reúne investigadores vinculados a três grupos diferentes, a saber: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia (GEPeHP ? UCDB); Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista (UFBA) e Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia (UFMG). Os estudos compreendidos por este programa de pesquisa são inovadores e estão articulados com as discussões contemporâneas em História da Psicologia. Especialmente, em decorrência dos conceitos utilizados (i.e., disciplinarização e objeto psicológico) e da abordagem teórico-metodológica (sociobibliometria e história quantitativa). As pesquisas compreendias por este programa nos ajudam, assim, a entender aspectos da profissão de psicólogo no país, bem como, mecanismos de institucionalização e desenvolvimento de comunidades científicas.. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . 

    Integrantes: Rodrigo Lopes Miranda - Coordenador / Sérgio Dias Cirino - Integrante / Paulo Coelho Castelo Branco - Integrante.
    Número de orientações: 2
  • Orgão Financiamento: NÃO
  • Autor: Rodrigo Lopes Miranda
+ Saúde Mental, Estilos Acadêmicos, Qualidade de Vida e Adaptação de Jovens Universitários
  • Ano: 2014
  • Resumo:
    O estudo tem como objetivos: a) avaliar estresse, presença de sintomas de ansiedade e depressão e qualidade de vida, em estudantes universitários; b) avaliar o estilo de vida; c) descrever conteúdos psicológicos do processo adaptativo de estudantes universitários que saem de casa para estudarem. O estudo de corte transversal é entendido como um estudo epidemiológico, no qual o fator e efeito são observados num mesmo momento histórico. Esse tipo de estudo é tido como um estudo pontual, pois não são analisados nem o passado nem o desfecho dos agravos do indivíduo ou grupo. Trata-se ainda de uma investigação Multicêntrica, uma vez que se encontram envolvidas as seguintes instituições: Universidade Metodista São Paulo; Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande MS; Universidade do Algarve, Portugal, Universidade de Aveiro, Portugal.. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

    Integrantes: Heloisa Bruna Grubits Freire - Integrante / Liliana Andolpho Magalhães Guimarães - Integrante / Tania Bonfim - Integrante / Marília Martins Vizzotto - Coordenador / Liliana Souza - Integrante / Joana Conduto Vieira - Integrante.
  • Orgão Financiamento: Não
  • Autor: Heloisa Bruna Grubits Freire
+ SAÚDE MENTAL, QUALIDADE DE VIDA E TRABALHO DO PANTANEIRO VERSÃO II
  • Ano: 2015
  • Resumo:

    Descrição: Investigar a relação entre a Saúde Mental e o Trabalho do homem pantaneiro.. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . 

    Integrantes: Liliana Andolpho Magalhaes Guimaraes - Coordenador / Eliezer Grillo - Integrante / Marcia Regina Minari - Integrante / HELEN PAOLA VIEIRA BUENO - Integrante / EDUARDO ESPINDOLA FONTOURA - Integrante / Isabel Barbacena - Integrante / João Massuda Junior - Integrante / MENEGHEL, VANUSA - Integrante / Vanessa Catherina Neumann Figueiredo - Integrante / Flaviany Aparecida Picollo Fontoura - Integrante / Luciane Pinho de Almeida - Integrante / Vania Maria Mayer - Integrante.

  • Orgão Financiamento: Não
  • Autor: Liliana Andolpho Magalhaes Guimaraes
+ Transtorno do Espectro do Autismo na rede pública de saúde de Mato Grosso do Sul
  • Ano: 2015
  • Resumo:

    O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma das condições neuropsiquiátricas mais prevalentes na infância. Em razão da sua alta prevalência, o diagnóstico precoce e o tratamento especializado ocupam um importante papel no prognóstico desses indivíduos, bem como na redução de sobrecarga dos familiares cuidadores. O presente projeto compõe-se de subprojetos com os objetivos de produzir impactos positivos na atenção dada à criança com TEA na rede pública de saúde. Subprojetos irão caracterizar a atenção às pessoas com TEA, desenvolver estratégias de capacitação de profissionais na identificação de sinais precoces de autismo e na condução de tratamentos cientificamente validados e investigações acerca do impacto do autismo na qualidade de vida dos familiares. Tomado como um todo, o projeto poderá fornecer importantes subsídios para uma reestruturação do atendimento público à pessoa com TEA e aos seus familiares.

  • Orgão Financiamento: Não
  • Equipe:
    André Augusto Borges Varella(Pós-doutorado) - Coordenador
  • Autor: André Augusto Borges Varella
+ Uma abordagem translacional das alterações sexuais, cognitivas e do humor em mulheres na pós-menopausa com Síndrome de Insuficiência Androgênica
  • Ano: 2014
  • Resumo:

    Introdução: Na pós-menopausa, a relação entre androgênios e a tríade [humor ? função sexual ? cognição] é representada pela Síndrome da Insuficiência Androgênica (SIA). A SIA representa uma fronteira do conhecimento no campo da ginecologia e da saúde mental da mulher. Seu tratamento com hormônios exógenos sofre uma série de limitação pelo riso de neoplasias e doenças cardiovasculares no longo prazo. Faz-se necessário o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para a SIA. Objetivo: Caracterizar os transtornos cognitivos, sexuais e do humor em mulheres com SAI e suas influências sobre a qualidade de vida. Desenvolver, em uma perspectiva translacional, novas terapêuticas para a SIA. Métodos: O trabalho será realizado em duas etapas clínicas no Centro Municipal de Atenção à Mulher em paralelo com ensaios de laboratório com modelos animais. A primeira etapa clínica consiste em estudo transversal, no qual serão comparadas as funções cognitivas, sexuais e afetivas de mulheres na pós-menopausa com e sem SIA. A segunda consiste em um estudo longitudinal para avaliação do efeito da psicoterapia breve cognitivo-comportamental sobre a disfunção sexual e o humor. O estudo de laboratório com modelos animais avaliará o impacto do extrato de Heteropterys aphrodisíaca sobre a função sexual e afetiva e sobre a androgenogênese de ratas fêmeas.. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . 

    Integrantes: André Barciela Veras - Coordenador / Antonio E. Nardi - Integrante / Clayton Peixoto de Souza - Integrante / Gisele P. Dias - Integrante / Adriana Cardoso de Oliveira e Silva - Integrante / Susana Elisa Moreno - Integrante / Jorge Aparecido Barros - Integrante / Maria de Jesus Siqueira de Almeida - Integrante.

  • Orgão Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
  • Autor: André Barciela Veras