Mestrado e Doutorado em Psicologia

Indique a um amigo

Área de Concentração / Linha de Pesquisa

+ Área de Concentração: Psicologia da Saúde

O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCDB propõe pesquisas em Psicologia da Saúde enquanto ciência e profissão, tem um importante papel na otimização do trabalho multi, inter e transdisciplinaridade, promoção de saúde e a prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação, bem como a análise de sistemas de saúde, que possam satisfazer as demandas e necessidades de nossas populações

+ Linha de Pesquisa: Avaliação e Assistência em Saúde

Descrição:

Sustenta-se nas políticas contemporâneas no que tange aos aspectos de proteção, promoção e recuperação em saúde. Esta linha abarca estudos voltados para avaliação psicológica, psicopatologia e saúde mental, validação de medidas, procedimentos clínicos, perfil epidemiológico e medidas estatísticas, desenvolvidos no campo da Psicologia da Saúde, considerando características específicas dos contextos nos quais indivíduos e coletivos encontram-se situados. As pesquisas, a partir de distintas modalidades de avaliação, focalizam a articulação entre as dimensões psicológicas, biológicas e sociais relacionadas à saúde e qualidade de vida.

Docentes:

Heloisa Bruna Grubits Freire
Liliana Andolpho Magalhães Guimarães
Luziane de Fátima Kirchner

+ Linha de Pesquisa: Políticas Públicas, Cultura e Produções Sociais

Descrição:

Tem como característica investigações que focalizam a subjetividade a partir da articulação entre saúde, política, cultura e produções sociais. Sustenta-se nas discussões sobre Políticas Públicas e Sociais e a expressão de indivíduos e coletivos, a partir de certas condições de possibilidades relativas a trabalho, saúde, assistência social, educação, gênero, etnias, violência, pobreza, populações indígenas, ribeirinhas e sem-terra, entre outras. Destaca a investigação de fenômenos mediante a análise de aspectos políticos, culturais, econômicos, antropológicos e sociais que os constituem, situando os aspectos psicológicos dentro de contextos situados e datados. Desenvolve as investigações com base em procedimentos de análise de discurso, de conteúdo, semiótica, etnografia, representações sociais, cartografia, genealogia.

Docentes:

Anita Guazzelli Bernardes
José Licínio Backes
Luciane Pinho de Almeida
Márcio Luís Costa
Neuza Maria de Fátima Guareschi
Rodrigo Lopes Miranda
Sonia Grubits